Magalu lança serviço de nuvem pública com custo acessível

0

O Magazine Luiza, empresa que está digitalizando o varejo brasileiro, acaba de lançar o seu serviço de nuvem pública, a Magalu Cloud. A nova plataforma de infraestrutura e serviços digitais, em desenvolvimento desde 2020, tem o objetivo de atender a empresas brasileiras em sua jornada de digitalização.

Um dos principais diferenciais da cloud do Magalu é o seu foco em oferecer produtos a preços mais acessíveis, em reais – diferenciando-se de outras plataformas que têm valores indexados em dólar. O serviço foi desenvolvido para atender às necessidades das empresas brasileiras, que muitas vezes enfrentam barreiras de custo para se digitalizar.

"A Magalu Cloud chega para complementar a oferta de serviços de nuvem que vemos no mercado. Ela será a opção mais acessível, confiável e que melhor vai atender especialmente o pequeno e médio", afirma Christian "Kiko" Reis, head da Magalu Cloud. "Sem a volatilidade de um preço dolarizado, negócios de todos os portes podem aproveitar as vantagens da computação em nuvem para melhorar processos, aumentar produtividade e se tornarem mais competitivos."

Atualmente, 30% da operação digital do Magalu está na cloud própria.  O serviço foi responsável pela infraestrutura de vários sistemas críticos para o negócio, como a busca do e-commerce e o pdv de lojas físicas. Além disso, a Magalu Cloud já está disponível para alguns parceiros da companhia, oferecendo uma ampla gama de serviços em nuvem, incluindo computação, armazenamento, rede, banco de dados e inteligência artificial. A plataforma é baseada em tecnologias de ponta e oferece alta disponibilidade, segurança e escalabilidade e, em breve, será aberta para outras empresas interessadas.

"O nosso propósito é impulsionar a competitividade do Brasil por meio da tecnologia", afirma André Fatala, vice-presidente de tecnologia do Magalu. "Estamos entusiasmados em democratizar o acesso à nuvem, explorar as inovações que ela nos reserva e  caminharmos juntos para construir o futuro não só do varejo, mas de todos os setores do país".

Magalu Cloud

Nuvens públicas existem para hospedar aplicações digitais, executar software, armazenar dados e tornar viáveis funções via internet a usuários em qualquer lugar do mundo. Virtualmente, quase toda aplicação online criada na última década está hospedada em alguma nuvem pública.

A Magalu Cloud foca em prover serviços de infraestrutura computacional essenciais e opera com data centers em duas regiões cloud, no Brasil. Uma delas está localizada na Grande São Paulo e atuante desde 2021. Já a segunda, fica na região de Fortaleza, no Ceará, e foi lançada no ano passado. Ambas estão ativas e em constante expansão. Atualmente servem cargas de trabalho de empresas clientes, de companhias do grupo e do próprio Magalu. A arquitetura da Magalu Cloud inclui "zonas de disponibilidade" isoladas e permite que aplicações hospedadas — desde que arquitetadas de forma correta — tenham disponibilidade e robustez máxima face a qualquer falha.

Os principais produtos atualmente oferecidos incluem máquinas virtuais x86 com CPU e GPU, contêineres gerenciados por Kubernetes, bancos de dados compatíveis com MySQL e PostgreSQL e armazenamento de objeto compatível com o protocolo S3.

Também são fornecidos um conjunto de serviços complementares, que apóiam os produtos principais: redes virtuais privadas, firewalls virtuais (também chamados de grupos de segurança), interconexão com a internet, interconexão privada com outras clouds e com infraestrutura local, balanceadores de carga L3 e L7, registro e serviço de nomes DNS, um repositório de contêineres compatível com Kubernetes, armazenamento de bloco, para ser utilizado com máquinas virtuais, fontes de mensagens (logs), métricas e alertas para observabilidade e um IAM completo para gestão de acesso.

Todos os recursos provisionados e gerenciados pela Magalu Cloud são hospedados integralmente em infraestrutura física que está sob seu próprio controle: data centers, máquinas físicas e equipamentos de rede. O software utilizado para fornecer os serviços de infraestrutura também é próprio, baseado na sua maior parte em open source.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.