De acordo com o Tech Report 2021, um estudo divulgado no final do ano passado pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) em parceria com a Neoway, o número de empresas do setor cresceu 55% desde 2018. Hoje já são mais de 422 mil negócios nos segmentos de hardware, software e serviços, cerca de 85 mil foram fundados apenas em 2020.
Em 2020, o faturamento do setor foi de R$ 426 bilhões, o equivalente a 5,6% do PIB Nacional. O estado de São Paulo movimentou sozinho R$ 206 bilhões, o que representa 48,4% do total do País, seguido pelo Rio de Janeiro com 10%, Minas Gerais com 6,3% e Rio Grande do Sul com 5,4%.
A estimativa da Associação das Empresas da Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) é que até 2024 o Brasil terá um total de 420 mil vagas abertas para profissionais da área. De acordo com a Zyxel Brasil, a tendência é que todos esses números cresçam significativamente nos próximos anos.
Isso porque o momento é favorável para o surgimento de novas empresas de TI, não apenas pela pandemia que exigiu que providências fossem tomadas rapidamente e a tecnologia foi uma grande aliada, mas também pelo aumento da procura de companhias de outros segmentos pela digitalização.