TD SYNNEX divulga relatório mostrando potencial oportunidades no mercado de TI

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A TD SYNNEX (NYSE: SNX) divulga seu primeiro Relatório Benchmark do Ecossistema Global de Tecnologia, destacando tendências e oportunidades para o setor neste ano e nos próximos. Esse relatório se segue aos estudos regionais para América do NorteEuropaÁsia-Pacífico e Japão, e América Latina/ Caribe.

O relatório reflete o papel da TD SYNNEX no centro de um ecossistema global que conecta fabricantes, revendedores, provedores de serviços, integradores de sistemas, especialistas do setor e usuários finais.

"Como distribuidor líder do ecossistema de TI e agregador de soluções, temos a oportunidade e a responsabilidade de ajudar nossos parceiros a identificar as tendências do setor neste momento, quando navegam em meio a profundas transformações e planejam seu crescimento estratégico. Nosso relatório constitui um marco na definição e compreensão do que acontece hoje em nosso ecossistema de TI, globalmente conectado", disse o Diretor de Estratégia da TD SYNNEX, Sergio Farache.

Tomando como base os estudos regionais focalizando América do Norte, Europa, América Latina e Caribe e Ásia-Pacífico e Japão, o relatório concentra-se em três fatores fundamentais para os negócios do ecossistema de tecnologia:

  1. Antecipar e atender às expectativas de tecnologia do usuário final
  2. Gerenciar com eficiência as operações de negócios do ecossistema de tecnologia.
  3. Engajamento, enriquecimento e capacitação do ecossistema de tecnologia.

A pesquisa cobriu uma série de tópicos, desde estratégias de crescimento e desafios de negócios até necessidades dos clientes e investimentos estratégicos, revelando cinco insights principais:

Insight 1: Globalmente, os planos estratégicos de crescimento dos revendedores de tecnologia priorizam a entrada em novos mercados verticais. Nesse sentido, é provável que o incremento de parcerias dentro do ecossistema seja parte integrante da execução dessa estratégia.

Espera-se que setores verticais regulamentados – como serviços financeiros, governo, educação, saúde e ESG – cresçam em importância nos próximos três anos. Ganhar experiência nessas áreas para entregar soluções específicas de tecnologia exige uma expertise difícil de obter no curto prazo. Assim, as parcerias podem preencher lacunas, permitindo entregar os resultados desejados.

Insight 2: Os revendedores estão investindo em pessoas para gerar os resultados desejados pelos clientes.

Nas revendas, os itens de investimentos de maior peso estão diretamente relacionados à aquisição de competências, certificações e expertise. Mais de 75% dos revendedores em todo o mundo estão priorizando, em seus orçamentos, incrementar o conhecimento de suas equipes nas soluções técnicas e de negócios que os clientes solicitam com mais frequência – o que inclui, por exemplo, serviços gerenciados, segurança, serviços profissionais, servidores e armazenamento em nuvem híbrida.

Insight 3: Os revendedores estão mudando a alocação de recursos no sentido de expandir seus portfólios de nuvem.

Quando vistas como uma única categoria, as soluções em nuvem – como implementação, integração e gerenciamento multinuvem – suplantam todas as outras soluções de tecnologia que os revendedores planejam oferecer nos próximos 24 meses, de acordo com o relatório global. Outras das prioridades (por exemplo, dispositivos como serviço, transformação digital, IoT e segurança), têm, também, relação com a nuvem, tornando as soluções de nuvem de importância fundamental para o portfólio de ofertas das revendas em todo o mundo.

Insight 4: Em todo o mundo, as revendas querem o consumo de tecnologia "As-a-Service".

A adoção do modelo de consumo "As-a-Service" que as revendas planejam para os próximos dois anos representa um salto na concepção de sua capacidade de resposta às necessidades de soluções de tecnologia dos clientes, condizente com a pretendida expansão de ofertas em nuvem. Os clientes indicam que desejam flexibilidade nas condições de pagamento. A tendência em direção ao consumo de TI como OpEx significa que, provavelmente, as receitas recorrentes se tornarão uma porção mais significativa do faturamento das revendas.

Insight 5: Os mercados ESG (Ambiental, Social e Governança) e AR/VR (Realidade Aumentada e Realidade Virtual) representam oportunidades que as revendas podem perder.

Em contraste com a ênfase na aquisição de competências, expansão do portfólio e esforços para entrar em novos mercados verticais, sustentabilidade e tecnologias emergentes estão no final da lista de prioridades para o desenvolvimento de soluções e investimentos em negócios.

De maneiras diferentes, as soluções ESG e AR/VR são oportunidades para as revendas em todo o mundo.

Programas ESG efetivos permitem que as organizações respondam às questões de parceiros e clientes relativas a práticas sustentáveis e diversidade, além de possibilitar o cumprimento de legislação e códigos de conduta. Quanto ao mercado AR/VR, analistas preveem oportunidades valendo US$ 800 bilhões até 2024, sendo 50% dessa receita associada a plataformas tecnológicas e hardware.

Metodologia de pesquisa

Em parceria com a Canalys, a TD SYNNEX pesquisou aproximadamente 300 parceiros de médio porte nas Américas do Norte e do Sul, Europa e países da região Ásia-Pacífico. O parceiro de médio porte no ecossistema de tecnologia foi definido como possuindo 1.000 assentos ou menos. O trabalho de campo foi realizado entre julho e outubro de 2022.

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