A Bull acaba de lançar uma solução de código aberto voltada para atender às necessidades de empresas dos setores público e privado. Segundo a empresa, o Open Energy foi desenvolvido com o propósito de oferecer integração de componentes de software open source com sistemas de informação empresariais, permitindo que aproveitem todos os benefícios do código aberto, como padronização, flexibilidade, melhor custo-benefício e controle.
O sistema, conforme a Bull, também oferece serviços customizados, da portabilidade ao desenvolvimento, passando por integração, suporte e treinamento.
Com um enfoque para todas as principais tarefas envolvidas na implementação de soluções de código aberto, os quatro componentes dessa solução são o Open Access, solução que oferece suporte a uma ampla gama de componentes testados e aprovados; o Open Exchange, criado para viabilizar a portabilidade de aplicações de softwares existentes para os softwares aberto; e o Open Service, centros de serviços da Bull para os grandes projetos de desenvolvimento que utilizam tecnologias de sistemas abertos como Java, J2EE e PHP.
O pacote de componentes incorpora, ainda, o Open Enterprise, por meio do qual a fornecedora integra componentes open source a projetos de trabalho colaborativo (workflow, sistemas de e-mail etc.), portais, sistemas de troca de informações (message broker), EAI (Enterprise Application Integration) e ESB (Enterprise Services Bus), assim como oferece uma plataforma de serviços que agrega componentes abertos de acordo com os padrões J2EE.
Os serviços utilizam a experiência das áreas de pesquisa e desenvolvimento (localizadas em Grenoble, Paris e Phoenix/EUA), serviços (localizadas em Bordeaux, Grenoble, Paris, Pequim, São Paulo e Varsóvia) e produção. Como parte de suas ofertas de serviço, a Bull pretende abrir um novo centro de serviços no centro de tecnologia localizado em Grenoble, dedicado exclusivamente a software aberto e a novas tecnologias, ainda neste ano.