Comissão Européia realiza buscas nos escritórios da Intel

0

Os órgãos antitruste da União Européia realizaram na terça-feira (12/2) uma operação de busca e apreensão nos escritórios da Intel à procura de evidências de que a fabricante de chips pode ter quebrado as regras que garantem a concorrência.

O porta-voz da Intel, Chuck Molloy, confirmou ao jornal britânico Financial Times que o escritório da empresa em Munique, na Alemanha, tinha sido alvo da operação e disse que ela irá cooperar com a investigação das autoridades da Comissão Européia.

A Media Markt, maior rede varejista de eletroeletrônicos da Alemanha, disse que também teve seu escritório vasculhado, assim como já havia sido feito na sede do grupo britânico DSG, que detém as redes Dixons, Currys, PC City e PC World.

As inspeções, feitas de surpresa, foram a primeira grande ação da União Européia em resposta às queixas da rival AMD, a qual alega que a Intel vem pressionando as grandes lojas a evitar vender computadores que usam seus chips.

A Intel já enfrenta acusações da União Européia de monopólio e de abusar da prática de concessão de rebates aos consumidores (descontos concedidos posteriormente à compra por meio do envio pelo correio do recibo e outros dados relacionados ao produto adquirido), que têm ficado muito abaixo dos preços que a UE diz ter cotado em relação aos produtos da AMD, e também por desencorajar os fabricantes de computadores a usarem os chips da empresa.

As incursões da Comissão Européia concentraram-se no último elo da cadeia – as lojas que selecionam os computadores para vender diretamente aos consumidores. AMD alega que a Intel utiliza a tática de intimidação para excluir todos os seus rivais das redes de varejo.

A Comissão Européia disse não há um prazo para decidir se arquiva as acusações contra a Intel ou se multará a empresa. Neste último caso, a o valor da multa pode chegar a 10% da receita global anual. No ano passado, a receita da Intel foi de US$ 6,98 bilhões. A companhia, hoje, responde pela venda de mais de três quartos de todos os microprocessadores de computadores que usam o sistema operacional Windows.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.