Na contramão de diversas empresas que apostam em mercados emergentes para tentar driblar a crise financeira na Europa, a Acer dobrou o investimento de marketing na região. Segundo informações do Financial Times, a empresa quer mudar a imagem de “marca barata” e alavancar as vendas. Para isso, a fabricante taiwanesa contratou a agência de comunicação digital britânica Mother, responsável pelo posicionamento no mercado de grandes multinacionais como Coca-Cola e a vendedora de móveis e utensílios domésticos Ikea.
A Acer, que despencou da segunda para a quarta colocação no mercado de PCs no ano passado, segundo o Gartner, não consegue bons resultados na Europa há tempos. A região responde por mais de um terço das vendas da empresa, que viu sua receita cair 46% no quarto trimestre do ano passado, na comparação com o mesmo período de 2010.
"Nossa comunicação é fora de moda. A nova campanha será mais moderna, queremos algo diferente", explicou ao jornal britânico o presidente da Acer para a região EMEA (Europa, Oriente Médio e África), Oliver Ahrens. Uma das primeiras medidas foi o lançamento do ultrabook S5. Com preço mais elevado, ela traz a promessa de excelente desempenho em um portátil leve e de tamanho reduzido.
Ahrens afirma que a companhia trabalhará, assim, com produtos para atender a diversos consumidores com diferentes potenciais de compra. "As pessoas admiram um ultrabook de US$ 1 mil, mas acabam comprando um notebook mais barato. No ano seguinte, porém, podem querer um upgrade", arrisca.