Propaganda móvel global atingirá faturamento de US$ 11,4 bilhões em 2013, diz Gartner

    1


    O faturamento mundial de propaganda móvel, que foi de US$ 9,6 bilhões em 2012, deverá atingir US$ 11,4 bilhões em 2013, aumentando para US$ 24,5 bilhões em 2016. Entre 2011 e 2016, o crescimento global da receita com anúncios móveis será de 400%. As informações são de novo estudo do Gartner.

    De acordo com a empresa de pesquisa, essa expansão gera oportunidades para uma ampla cadeia de fornecedores, desde desenvolvedores de aplicativos e redes de anúncios até fornecedores de plataformas móveis, passando por agências especializadas e prestadores de serviços de comunicações.

    Stephanie Baghdassarian, diretora de pesquisa do Gartner, diz que o mercado de publicidade móvel decolou ainda mais rápido do que o esperado. O fato se deve sobretudo a um aumento da aquisição de smartphones e tablets e à incorporação de comportamentos de consumo em computadores e dispositivos móveis, ela acrescenta.

    "O crescimento da publicidade móvel ocorre, em parte, em detrimento de formatos impressos, especialmente jornais locais, que registram atualmente rendimentos de anúncios muito mais baixos, em decorrência das iniciativas editoriais móveis", diz ela.

    Já Andrew Frank, vice-presidente de pesquisa do Gartner, diz que junto com o alargamento do mercado para a publicidade móvel — resultante tanto do crescente número de aparelhos em uso quanto do maior tempo despendido pelos usuários nesses dispositivos – ,vem uma maior facilidade nas tarefas de segmentação e target, o que deverá impulsionar ainda mais os gastos.

    "Os anúncios móveis devem ser integrados em campanhas globais de marketing, de forma que haja conexão dos anunciantes com sua audiência de maneiras muito específicas e acionáveis, por meio dos dispositivos", ensina ele.

    O Gartner observa que na região que inclui América Latina, Europa Oriental, Oriente Médio e África (resto do mundo, na tabela abaixo) o crescimento da publicidade móvel depende da adoção da tecnologia e da estabilização das economias emergentes.

    O instituto de pesquisa salienta que a expansão nessa região será impulsionada sobretudo por grandes mercados como a Rússia, Brasil e México.

    Receita de publicidade móvel por região, 2012-2016
    (em milhões de dólares)

    2012

    2013

    2014

    2016

    América do Norte

    3.181,5

    3.825,7

    4.694,9

    8.866,2

    Europa Ocidental

    1.600,5

    1.941,4

    2.367,8

    4.445,4

    Ásia / Pacífico e Japão

    4.333,0

    4.864,9

    5.506,7

    9.480,2

    Resto do Mundo

    644,1

    788,0

    960,6

    1.768,3

    Total

    9.759,1

    11.420,0

    13.530,0

    24.560,1

    Fonte: Gartner (Nov/2012)

    1 COMENTÁRIO

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.