Confirmando previsões, as vendas mundiais de smartphones ultrapassaram pela primeira vez as de feature phones — aqueles celulares mais simples, sem sistema operacional —, de acordo com levantamento do Gartner divulgado nesta quinta-feira, 13. A pesquisa afirma que houve um aumento de 42,3% nas vendas de smartphones no ano passado em relação a 2012. Ao todo, foram vendidos 968 milhões de aparelhos, o que representa 57,6% das vendas totais de celulares.
O crescimento geral em 2013 foi impulsionado pela América Latina, região que registrou o maior avanço (96,1%) no quarto trimestre. O Gartner destaca também o desempenho do Oriente Médio/África, da Ásia/Pacífico e do leste europeu. Nessas regiões, as vendas aumentaram mais de 50% no último trimestre, de acordo com a consultoria. Destaque ficou para a Índia, cujas vendas de smartphones aumentaram 166,8% nos três últimos meses do ano. A China também registrou crescimento: 86,3% em 2013.
O Gartner acredita que as vendas neste ano continuarão crescendo, com mais fabricantes concentrando o foco em smartphones de baixo custo para mercados emergentes.
Domínio sul-coreano
A fabricante que mais vendeu smartphones em 2013 foi a Samsung, com 299,8 milhões de unidades vendidas, crescimento de 45,7%. A companhia sul-coreana aumentou sete pontos percentuais sua participação de mercado, fechando o ano com 31%. A Apple aumentou as vendas em 15,87%, fechando o ano com 150,8 milhões de unidades, mas isso não foi suficiente para impedir o avanço da concorrência. Como resultado, a companhia californiana perdeu 3,5 pontos percentuais e terminou o ano passado com 15,6% de participação de mercado.
A Huawei cresceu 71,56% e vendeu 46,6 milhões de aparelhos, um pouco mais do que a LG, que cresceu 79,87% e vendeu 46,4 milhões de smartphones. Ambas ganharam participação de mercado e encerraram 2013 com 4,8% de market share.
A Lenovo foi a quinta maior fabricante de smartphones no ano passado, mais do que dobrando (102,34%) as vendas e fechando o ano com 43,9 milhões de unidades vendidas, ou 4,5% de participação no mercado. A companhia chinesa comprou no fim de janeiro a Motorola Mobility, pagando US$ 2,91 bilhões ao Google. Resta esperar pelos resultados de vendas neste ano para verificar se a Lenovo consegue se beneficiar com a aquisição, especialmente no mercado ocidental.
Top 5: Fabricantes de smartphones – Embarques globais e market share em 2013 (em milhões de unidades)
Fabricante |
Embarques 2013 |
Share 2013 (%) |
Embarques 2012 |
Share 2012 (%) |
Samsung |
299,794.9 |
31.0% |
205,767.1 |
30.3% |
Apple |
150,785.9 |
15.6% |
130,133.2 |
19.1% |
Huawei |
46,609.4 |
4.8% |
27,168.7 |
4.0% |
LG |
46,431.8 |
4.8% |
25,814.1 |
3.8% |
Lenovo |
43,904.5 |
4.5% |
21,698.5 |
3.2% |
Outros |
380,249.3 |
39.3% |
269,526.6 |
39.6% |
Total |
967,775.8 |
100.0% |
680,108.2 |
100.0% |
Fonte: Gartner, fevereiro de 2014
Somente no último trimestre de 2013 foram vendidos 282,251 milhões de smartphones no mundo, crescimento de 35,92% em relação ao mesmo período de 2012. Desses, 29,5% foram de aparelhos da Samsung, 17,8% da Apple, 5,7% da Huawei, 4,6% da Lenovo e 4,5% da LG. Quem mais cresceu no período foi a Huawei, com 85,28%, seguida pela Lenovo (63,11%), LG (59,51%), Samsung (29,18%) e Apple (15,57%).
Sistemas
A empresa prevê que as vendas do Android cheguem a 1 bilhão de unidades em 2014. Isso porque o sistema operacional do Google registrou um crescimento de 68% nas vendas em 2013 (total de 758,7 mil smartphones), aumentando sua participação para 78,4%. Novamente, a Apple aumentou (15,87%) suas vendas de iPhones com o iOS, totalizando 150,8 mil aparelhos. Entretanto, isso não foi suficiente para impedir a queda de 3,5 pontos percentuais na participação, fechando o ano com 15,6% de share.
O ano passado foi também quando o Windows Phone ultrapassou a BlackBerry como o terceiro sistema mais popular do mundo. A plataforma da Microsoft ficou com 3,2% do mercado (30,8 milhões de unidades), crescimento de 82,06%. Praticamente na mesma proporção, mas negativa, a BlackBerry recuou quase a metade (-45,61%) do total de vendas de 2012 e fechou o ano passado com 18,6 milhões de smartphones vendidos e 1,9% de participação.
Celulares
O total de vendas de dispositivos móveis foi de 1,8 bilhão de unidades em 2013, crescimento de 3,48% em relação a 2012. A Samsung e a Apple registraram crescimento de mais de 15% cada, enquanto a Nokia caiu 24,90% em relação a 2012. Em termos de participação de mercado, a Samsung é a líder com 24,6%, seguida de Nokia (13,9%), Apple (8,3%), LG (3,8%), ZTE (3,3%), Huawei (2,9%), TCL (2,7%), Lenovo (2,5%), Sony Mobile (2,1%), Yulong (1,8%) e outros (34%).