O Yahoo planeja demitir entre 100 e 200 funcionários, principalmente no Canadá, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto informou ao site Business Insider.
Os cortes, que devem se concentrar nos funcionários do setor administrativo do escritório canadense, representam cerca de 1% do quadro de empregados total da companhia, que tem 12,5 mil funcionários em todo o mundo.
As demissões surgem no momento em que a CEO Marissa Mayer enfrenta forte pressão do investidor ativista Starboard Value LP e em meio a seu esforço para reduzir os custos da empresa. Em uma carta enviada a ela em setembro do ano passado, o investidor defendeu um plano para reduzir os custos em até US$ 500 milhões.
O rumor sobre os cortes ocorre cerca de quatro meses após o anúncio feito pela companhia, em outubro do ano passado, da demissão de 400 funcionários, ou cerca de 3% do quadro total de funcionários. Os cortes ocorrerão principalmente nas equipes de produtos em Bangalore, na Índia.
Em um comunicado enviado por e-mail na quinta-feira, 12, o Yahoo disse: "Estamos constantemente fazendo alterações para melhor alinhar os nossos recursos e investimentos às nossas prioridades estratégicas".
No ano passado, o Yahoo havia contratado a consultoria de gestão McKinsey para tentar tornar o negócio mais eficiente. Em uma entrevista no mês passado, o diretor financeiro do Yahoo, Ken Goldman, disse que estava trabalhando com a consultoria para definir as áreas que sofreriam redução de pessoal. "Nós reconhecemos que podemos ser mais eficientes", disse Goldman. "Estamos no processo de conseguir isso."