Um estudo conduzido pela Dynamic Markets, encomenda do pela LANDesk Software, revela que, de modo geral, as empresas ainda gerenciam mal os recursos de tecnologia da informação.
De acordo com a pesquisa, mais da metade dos 500 gerentes de TI entrevistados (64%) admitiram não conseguir manter atualizados os registros de hardware e software e muitos disseram que confiam em métodos manuais para controlar seus PCs, laptops, servidores e aplicativos. A pesquisa foi realizada com profissionais dos Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido.
Um dado tranqüilizador, segundo a empresa, é que 85% dos entrevistados afirmaram que todos os softwares instalados no hardware de suas companhias, utilizado pelos funcionários interna e externamente, são totalmente licenciados. Entretanto, quando o assunto é teste de confiança, menos da metade (48%) acharia bem-vinda, confidencialmente, uma auditoria da Microsoft ou de qualquer outro fabricante de software.
Quando os gerentes de TI foram questionados sobre como responderiam a uma auditoria, 27% deles disseram que permitiriam que a auditoria seguisse adiante e esperariam que tudo estivesse em ordem, enquanto 17% solicitariam mais tempo para se preparar para a auditoria e 6% solicitariam licenças de software adicionais antes da auditoria.
Perguntados sobre como controlavam seus recursos, 28% dos gerentes responderam que utilizam uma única ferramenta de gerenciamento para descobrir, controlar, proteger e gerenciar todos os recursos de hardware e software em suas empresas. A maioria dos entrevistados afirmou que o controle é feito por métodos manuais.
Entre as empresas que mantêm o processo de verificação de hardware e software, 83% apontaram questões legais, enquanto 19% afirmaram que o procedimento traz redução de sistemas redundantes. Do total, 55% afirmaram também que o motivo principal é assegurar a segurança dos sistemas de TI.
?A pesquisa revela claramente que muitas empresas não estão realmente certas de seus recursos de TI. Há pouca sofisticação nos métodos utilizados para controlá-los, o que gera insegurança dos gerentes em responder às auditorias dos fabricantes?, afirma Dave Taylor, vice-presidente de marketing mundial da LANDesk Software.