A Gol terminou 2005 como uma das maiores empresas de e-commerce no Brasil, pelo segundo ano consecutivo. A companhia aérea comercializou aproximadamente R$ 2,6 bilhões em passagens ao longo do ano por meio de seu website (www.voegol.com.br).
O montante corresponde a 81% de suas vendas brutas (passagens vendidas) no ano passado, que totalizaram R$ 3,2 bilhões. A receita operacional bruta (passageiros voados) em 2005 foi de aproximadamente R$ 2,8 bilhões, o que representou uma receita operacional líquida em torno de R$ 2,7 bilhões.
De acordo com o vice-presidente de marketing e serviços, Tarcísio Gargioni, a Gol revolucionou o mercado brasileiro de vendas de passagens aéreas ao eliminar a emissão do tradicional bilhete. ?Isso reduziu os custos da companhia e simplificou o acesso dos passageiros aos serviços ofertados.?
Além da compra, o check-in e a alteração de vôos também podem ser feitos on-line. ?A utilização da plataforma de e-commerce é essencial para que a Gol continue a operar no conceito de baixo custo, baixas tarifas. Por isso, vamos continuar a estimular o uso da internet como uma ferramenta vantajosa de compra de passagens aéreas?, afirma Gargioni.
Parte do sucesso das vendas on-line, segundo ele, se deve às facilidades oferecidas por esse canal de vendas. ?A internet é o meio mais econômico, prático e rápido de comprar passagens aéreas para qualquer destino no Brasil e na América do Sul operado pela Gol. As agências de viagens também foram envolvidas nesse processo e obtiveram ganhos de produtividade e de novos mercados?, diz Gargioni.
Ao longo do último trimestre de 2005, o site da Gol recebeu cerca de 1,5 milhão visitantes únicos, o que representou um incremento de quase 50% na comparação anual. Além da rede mundial de computadores, os clientes da companhia aérea podem comprar passagens e realizar o check-in também pelo celular, desde que tenham aparelhos habilitados para internet ou sistema WAP. Atualmente, o serviço está disponível em parceria com as operadoras Vivo, Amazônia Celular e Telemig Celular.