Nesta quarta-feira (14/3) serão realizadas as eleições da Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Abranet) para o biênio 2007-2009. Com mais de 300 empresas associadas, a entidade conta com duas chapas disputando a presidência e o comando diretivo. Uma delas, batizada de ?Internet Business?, é apoiada pelo atual presidente António Tavares, e a outra, denominada ?Renovação?, é composta por um grupo de empresários do setor que apóia Eduardo Fumes Parajo para a presidência.
Parajo propõe que a entidade volte a ser comandada por executivos do setor que estejam na ativa. ?Essas eleições decidirão o destino dos provedores de serviços de internet. Por isso, é necessário que empresários do setor estejam à frente de nossa associação?, diz o executivo que comanda a Durand do Brazil, desde 1996. De acordo com ele, a Abranet tem sido dirigida por executivos que já não estão mais no comando das operações de empresas do setor. ?Precisamos de representantes que tenham interesses diretos neste negócio e conheçam as reais necessidades de nossos associados. Queremos retomar a origem da Abranet e tornar mais efetiva a defesa dos provedores para viabilizar soluções que atendam ao mercado, sem prejudicar o setor?, explica.
Fundada em 1996, no início da internet comercial no Brasil, a Abranet se tornou o porta-voz dos provedores junto à sociedade organizada e aos diversos órgãos oficiais de comunicação. Ao longo desses anos, os provedores de serviços desempenharam um papel fundamental para o desenvolvimento, disseminação e popularização da internet no Brasil. ?Nesse momento, em que a sociedade e o governo discutem pontos fundamentais para o futuro dessa nova realidade no país e no mundo, é muito importante que a Abranet esteja forte e competitiva, como aconteceu nos primeiros anos de sua existência?, reforça Parajo.