O mercado mundial de serviços na nuvem pública deve crescer 18,5% neste ano, totalizando US$ 131 bilhões, de acordo com projeção do Gartner. Infraestrutura como serviço (IaaS) — incluindo computação em nuvem, armazenamento e serviços de impressão — continua sendo o segmento com crescimento mais rápido, a uma taxa de 42,4% em 2012, alcançando US$ 6,1 bilhões. Para este ano, a estimativa é que ele cresça 47,3%, chegando a US$ 9 bilhões.
“O crescimento contínuo resultará da adoção dos serviços na nuvem para sistemas de produção e cargas de trabalho, além dos cenários de desenvolvimento e testes. Uma evidência deste aumento é a demanda crescente de organizações de usuários finais por serviços na nuvem, juntamente com o aumento da oferta por parte dos fornecedores”, afirma Tom Bittman, vice-presidente e analista do Gartner.
Apesar de existir uma grande variação entre os subsegmentos do mercado de serviços na nuvem, a forte demanda é antecipada para todos os tipos de ofertas. O segmento de serviços de processos de negócios na nuvem (BPaaS) é o segundo maior depois de publicidade na nuvem, correspondendo a 28% do total em 2012, seguido por serviços de aplicações em cloud (software como serviço), com 14,7%, infraestrutura de sistemas, com 5,5%, gerenciamento e segurança, 2,8%, e infraestrutura de aplicações (plataforma como serviço), 1%.
A dinâmica varia, substancialmente, quando se considera o tamanho e o crescimento do mercado de serviços na nuvem em diferentes regiões do mundo. Em geral, os países emergentes da América Latina (liderado por Brasil, Argentina e México), Ásia/Pacífico, Leste Europeu, Oriente Médio e do Norte da África têm as maiores taxas de crescimento, enquanto representam os menores mercados. A China é a exceção, pois é um mercado grande, em desenvolvimento rápido. Da mesma forma, os mercados maduros da América do Norte, Europa Ocidental, Japão e países da Ásia/Pacífico constituem os maiores, porém, com crescimento mais lento.
“Embora a previsão de crescimento seja alta em todas as regiões, a adoção de serviços na nuvem varia em cada país. Os fornecedores não podem assumir que uma estratégia genérica aplicada em países ou regiões específicas produzirá o mesmo resultado quando estendida a outras localidades com as mesmas características. Fatores econômicos locais, questões regulatórias e políticas, a diversificação de fornecedores globais e locais, incluindo provedores que não são da nuvem e outros fatores específicos, garantem um mercado único em cada um deles”, diz Bittman.