Pesquisadores da FCAV/UNESP lançam aplicativo Sapeca

0

 

O Sistema de Avaliação de Perdas na Colheita do Amendoim – SAPECA é o mais novo aplicativo voltado para o agronegócio, desenvolvido especialmente para estimar a perda na colheita mecanizada do amendoim.

O APP tem como objetivo mostrar quanto que o produtor está perdendo no arranquio em kg por hectare e em sacos por alqueire, sendo essas perdas divididas em perdas visíveis (acima do solo) e perdas invisíveis (abaixo do solo).

Além de monitorar o arranquio, o produtor pode verificar a quantidade de perdas que o ocorre no recolhimento. A estimativa das perdas no arranquio está dividida em tipos de solo e em cultivares, sendo que o produtor deverá preencher os dados de acordo com o que está no campo.

O APP foi desenvolvido por pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Produção Vegetal), pertencentes ao Laboratório de Máquinas e Mecanização Agrícola – LAMMA, da FCAV/UNESP e já está disponível para download na Play Store em sua versão para Android.

De acordo com Rouverson Pereira da Silva, professor da FCAV/UNESP, que desenvolveu o APP em parceria com o doutorando Adão Felipe dos Santos e com o professor Cristiano Zerbato, a iniciativa surgiu da necessidade de fornecer aos produtores uma maneira rápida e eficaz de monitorar colheita de amendoim, buscando reduzir as perdas no arranquio e no recolhimento.

O professor destaca ainda a importância da difusão de tecnologia, apresentando os resultados de pesquisas realizadas pelas Universidades de maneira acessível ao produtor. "Esperamos, com este aplicativo, poder contribuir para a melhoria da eficiência da colheita. No entanto, temos a certeza de que um bom APP é aquele que está em constante aperfeiçoamento e, por isso, continuaremos nossas pesquisas no sentido de sempre aumentar a funcionalidade do SAPECA".

Para o doutorando Adão Felipe "o monitoramento das perdas é muito importante para que os produtores possam maximizar os seus lucros e, neste sentido, o SAPECA é uma ferramenta que visa facilitar o acompanhamento das perdas de uma forma simples".

Para a próxima safra, o APP deverá passar por atualizações e, segundo o professor Cristiano Zerbato, o aplicativo será lançado também em uma versão para iOS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.