As remessas de dispositivos móveis mais que duplicarão nos próximos cinco anos, ultrapassando 590 milhões de unidades, aponta novo estudo da Juniper Research. A consultoria diz que o crescimento nas vendas de dispositivos mpóveis será impulsionado principalmente por tablets e ultrabooks – nova categoria de computadores pessoais, que têm características de um híbrido de tablet e notebook –, os quais devem responder por mais de 73% do mercado até 2016.
De acordo com o relatório, serão vendidos 178 milhões de ultrabooks no período – principalmente com a adoção do Windows 8 – e a remessa de tablets será ainda maior, chegando a 253 milhões de unidades comercializadas por ano. Já os netbooks responderão por apenas um terço do volume embarcado atualmente nos próximos cinco anos.
O autor da pesquisa, Daniel Ashdown revela ainda que os usuários preferem a experiência de uso de SSDs (unidades de estado sólido, do inglês solid state drive) a de HDDs (hard disk drives). "O armazenamento em SSDs em tablets e ultrabooks é, sem dúvida, superior aos HDDs. Os fornecedores precisam explorar um leque de opções, incluindo o armazenamento em nuvem e soluções híbridas para tornar esses produtos competitivos."