Hoje em dia, graças ao avanço da tecnologia, é possível optar por diversos métodos de pagamento nas compras online. Se antigamente as opções eram bastante limitadas, muitas vezes só permitindo a utilização de um arcaico boleto, hoje já é possível pagar com PIX, cartão de crédito, carteira digital, transferência direta da conta, biometria e, em alguns casos, criptomoedas.
Para termos uma noção de como isso caiu nas graças do brasileiro, o IX Relatório de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait mostrou que houve queda na utilização de dinheiro físico nas compras, mas que o pagamento via dispositivos móveis triplicou no Brasil, indo de 8%, em 2018, para 21%, em 2019.
Além disso, um estudo feito pela Mastercard mostra o aumento do uso dos métodos de pagamento digitais, com 86% dos entrevistados dizendo ter usado um deles no ano passado e 94% pretendendo usar em 2023. Os motivos são diversos, desde a praticidade de alguns métodos, a rapidez, como também o fato da ausência de taxas adicionais em outros.
Dessa maneira, observando essa tendência, o comerciante que não quer ficar para trás já começa a estudar maneiras para disponibilizar cada vez mais opções para que o seu cliente possa pagar pelas compras. Porém, quais são as vantagens de se fazer isso? Confira abaixo as 4 principais:
- Menos carrinhos abandonados
O maior pesadelo para os comerciantes é quando o cliente não chega a completar uma compra, o que significa uma perda significativa de dinheiro. De acordo com a BI Intelligence, cerca de US$ 4 trilhões deixam de ser faturados por conta disso. Aliás, um estudo da Opinion Box mostra que 78% dos consumidores entrevistados costumam não completar suas compras e deixam seus produtos abandonados no carrinho virtual.
Entre os motivos para tal fenômeno, podemos citar a falta da opção de pagamento favorito do cliente, que desiste da compra e vai para um outro player que contemple o seu método habitual. Dessa maneira, quando a plataforma de e-commerce conta com infinitos métodos, há menor chance de o cliente abandonar o carrinho, pois ele vai identificar ali a forma que mais utiliza e continuar com a sua aquisição.
- Maior taxa de conversão
A taxa de conversão no e-commerce é a diferença entre o número de visitas que o site teve e o de vendas de fato realizadas. Uma pesquisa da Experian Hitwise mostra que essa taxa ainda é muito baixa no Brasil, com somente 1,65% das pessoas realmente comprando algo nos portais em que visitam.
Ao disponibilizar diversos métodos de pagamento, há uma chance maior de se fisgar o consumidor, já que o uso de opções variadas para se pagar pelas compras só cresce e as pessoas buscam por cada vez mais conveniência ao adquirirem produtos online. Isso aliado com uma boa estratégia de marketing e um site completo e atualizado só colaboram para que a taxa de conversão seja cada vez maior. Assim, um mero curioso se torna de fato um cliente assíduo da marca.
- Crescimento de faturamento
Com mais métodos para pagar a compra, aumentam-se as chances de o cliente de fato fazer uma aquisição por meio do e-commerce. Com isso, o faturamento do negócio também sobe, já que o número de desistências será cada vez menor e muito mais pessoas passarão a comprar em um local que facilita as transações e oferece mais meios para que elas ocorram com sucesso.
- Satisfação do cliente
Não há nada mais frustrante para o cliente do que achar seu produto favorito, preencher todos os formulários necessários para compra e, no final, perceber que não vai ser possível fazer o pagamento porque não há disponibilidade do seu método habitual. Isso, com certeza, o aborrece demais, fazendo-o nunca mais voltar àquele e-commerce ou então deixar comentários nada amigáveis nas redes sociais.
Ao disponibilizar mais métodos de pagamentos, há um leque maior de escolhas para o cliente, que tem mais chances de encontrar ali a forma que mais o agrada para fazer transações. Isso fideliza o consumidor, gera mais satisfação e deixa o caminho aberto para que ele retorne nas próximas compras.
Vasco Pineda, launcher da Yuno.