A Companhia Paranaense de Energia (Copel) contou com a expertise da Fábrica de Software da Datainfo, empresa especializada em transformação digital, para construir seu novo sistema Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD).
A nova plataforma realiza de forma automática, mais segura e dentro das regras de compliance, a Previsibilidade de Inadimplência dos clientes, permitindo uma organização mais assertiva para o planejamento financeiro da empresa.
Responsável pela distribuição de energia no estado do Paraná, a Copel administra mais de 200 mil km de redes de distribuição e atende em 394 municípios e 1.113 localidades (distritos, vilas e povoados) paranaenses.
A Copel precisava de um sistema mais moderno, descentralizado e que liberasse os dados de forma automática e segura. Com auxílio do outsourcing da Datainfo, recebeu um sistema novo que permitiu sensível ganho de tempo na realização do diagnóstico de inadimplência. O prazo do projeto ocorreu em exatamente um ano, de 14 de fevereiro de 2022 a 14 de fevereiro de 2023, surpreendendo até mesmo os líderes de projetos na Copel e Datainfo.
O processo de trabalho começou com dois meses de levantamento consistente, reunindo diariamente os times da Copel e da Datainfo. A equipe fez uma análise do cenário vigente utilizando AS-IS/TO-BE, com detalhamento de todos os requisitos de trabalho para identificar as funcionalidades necessárias e gerar um modelo de fluxo e processos com ganhos corporativos.
Isso permitiu delinear todo o trabalho necessário, calculando o tempo do projeto e pontos de função (quantidade de desenvolvedores) a serem dedicados à missão e a tecnologia a ser utilizada, que foi Oracle Apex e PL/SQL com o banco de dados Oracle.