Por que investir em inteligência artificial pode ser a chave para melhorar o engajamento com os colaboradores?

0

Desenvolver o Employee Experience (EX) tem se tornado um desafio para as empresas crescerem e se manterem relevantes. O último estudo sobre experiência do colaborador, realizado pela Zendesk em parceria com a HSM Management, revela que apenas 13% estão satisfeitos com sua carreira, o que mostra que ainda existem entraves que precisam não somente de investimentos, mas sobretudo, de um olhar mais humano para a inovação. 

Nesse cenário, a inteligência artificial pode ser uma grande aliada na área de Comunicação Interna, por meio da contratação de startups especializadas que desenvolvem soluções customizáveis com intuito de promover ações para gerar mais engajamento. Isso porque, fazer uso desse recurso pode ajudar a manter um relacionamento próximo aos colaboradores, promover o fortalecimento da marca e, consequentemente, redução de tempo e despesas.  

A aplicação da IA ganha cada vez mais força porque vivemos na era da experiência, onde as pessoas buscam por atenção às suas necessidades e uma qualidade mais elevada de atendimento. Isso também afeta na percepção da marca, porque o mercado tem buscado por boas práticas de ESG (do inglês, Governança Ambiental, Social e Corporativa) que tem entre os objetivos a promoção do bem-estar dos colaboradores e qualificação continuada.

Outra preocupação das empresas é a atualização constante dos profissionais frente às novas tecnologias. Segundo um relatório da consultoria Mckinsey, 87% das empresas não têm hoje os talentos que irão precisar no futuro, sendo que 9 a cada 10 gerentes não possuem as habilidades necessárias. Sem dúvidas, um dado preocupante, mas a inteligência artificial pode atuar como uma ferramenta importante para enfrentar esse problema e auxiliar no desenvolvimento de todos.

Atualmente, graças aos avanços tecnológicos, há soluções que permitem agilizar desde a comunicação passando pelo onboarding, treinamentos, cursos de atualização profissional, até campanhas de saúde, entregas de laudos médicos e outros pontos. Tudo com uma entrega personalizada por meio de plataformas de comunicação como WhatsApp, Facebook, Instagram, Telegram, Slack, Workplace, entre outras.

O que quero mostrar aqui é que investir em inteligência artificial pode ser sim a chave para melhorar o engajamento com os colaboradores. É uma relação de ganha-ganha. As companhias ficam mais próximas de suas equipes, otimizam tarefas e ainda fortalecem suas marcas, retendo talentos e atraindo novos. Já os colaboradores conseguem ter redução de tempo para realizar mais entregas, aprendem e desenvolvem novas habilidades em suas carreiras, se preparando para o futuro. Por isso que a tecnologia é uma grande aliada no dia a dia das companhias e entrega resultados satisfatórios nas mais diversas áreas. Vale a pena olhar com mais estratégia para a inovação, independente do seu setor de atuação.

Leandro Alvarenga, CEO da Flashvolve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.