Serpro lança nova versão do sistema de gestão de atendimento emergencial

0

O Serpro lançou a nova versão de um sistema que faz o registro, despacho e a integração dos atendimentos emergenciais de três dígitos, como o 190. São chamadas telefônicas direcionadas às forças de segurança pública, como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Bombeiros, além de outros órgãos como SAMU e Guardas Municipais. O piloto foi implantado, no fim de março, nos municípios de Contagem, em Minas Gerais e Camaragibe, em Pernambuco, diminuindo o tempo de resposta ao cidadão.

Chamada de SINESP-CAD, a desenvolvida pelo Serpro já recebeu mais de 10 milhões de chamadas desde que foi lançada em 2016. A nova versão é a 3.0, que, entre outras melhorias, permite que o ambiente de atendimento web seja mantido mesmo que ocorra falhas de acesso à internet, o que é importante para sua utilização por municípios com menor capacidade de infraestrutura.

"O sistema continua operando com as principais funcionalidades de atendimento e despacho, praticamente sem nenhuma ação do usuário. Quando a conexão normaliza, as informações são sincronizadas de forma automática", explica Willian Spagnol, gerente de uma divisão da empresa pública encarregada de sistemas de segurança pública.

Sucesso

Em oito dias de teste, foram recebidas 632 chamadas e a experiência foi considerada bem-sucedida. "Foi um marco para o projeto e um momento importante, fruto de muito trabalho. Também foi possível conhecer o negócio de perto e aproveitamos a oportunidade para realizar alguns testes de usabilidade, para identificar eventuais oportunidades de melhoria", avalia Ana Paula Guimarães, do departamento encarregado, no Serpro, de negócios para segurança pública.

Complexidade

O SINESP-CAD 3 é escalável, ou seja, pode crescer de acordo com a necessidade e possui uma interface mais amigável. "Outro aspecto é que permite atendimento e administração de eventos e ocorrências multi-agências, isso é, que devem ser atendidas por mais de um órgão público. Assim, o sistema permite a vinculação dos eventos de segurança de acordo com a complexidade e competência entre as instituições envolvidas", destaca Ana Paula Guimarães. É uma integração entre órgãos que permite melhoria do planejamento organizacional.

Só em 2022, o SINESP-CAD atendeu uma média de 9.391 chamadas por dia, em 26 estados.

A tecnologia faz parte do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, uma plataforma desenvolvida para o Ministério da Justiça que possibilita diversas consultas estratégicas para auxiliar em investigações que envolvam informações sobre sistema prisional, armas, munições, material genético, digitais e drogas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.