Em mais um episódio da troca de farpas com a Apple por causa das aplicações em Flash, a Adobe Systems lançou uma campanha publicitária e uma carta pública nas quais critica a posição da empresa de Steve Jobs de proibir o uso da plataforma de desenvolvimento no iPhone e no iPad.
A campanha, que começou a ser veiculada nesta quinta-feira, 13, nos principais blogs internacionais de tecnologia, e que será publicada nos principais jornais do país nesta sexta-feira, 14, usa frases irônicas para criticar a postura da Apple. O anúncio diz que a Adobe "ama a Apple", mas, em seguida, a frase é completada por "nós amamos a escolha", numa clara referência à nova cláusula para o desenvolvimento de aplicativos para o iPhone e o iPad.
Num tom mais direto, a carta, assinada pelos fundadores da Adobe, Chuck Geschke e John Warnock, defende que a internet é um espaço para inovações e que cabe aos internautas o direito de acessar essas novidades a despeito do navegador de internet, software ou equipamento que preferem usar. "Acreditamos que mercados abertos operam a favor dos desenvolvedores, publicadores de conteúdo e consumidores, mas o caminho oposto que a Apple vem seguindo pode minar o próximo capítulo da história da web – aquele em que os aparelhos móveis substituem os computadores e qualquer um pode se tornar um produtor de conteúdo."
Mais uma vez atacando diretamente a Apple, os executivos concluem a carta com uma provocação: "Quem controla a internet? Nós acreditamos que não seja ninguém, mas ao mesmo tempo todos. Definitivamente, não acreditamos que seja uma única empresa" (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
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