MPF-SP cobra Anatel sobre processo envolvendo o Speedy

0

O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) enviou ofício à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que ela "especifique quais foram os fundamentos de fato e de direito" da decisão do presidente do conselho diretor da agência que retirou a conselheira diretora Emília Ribeiro da relatoria do processo de apuração do apagão do Speedy, serviço de banda larga da Telefônica.
A Anatel redistribuiu o Procedimento para Apuração de Descumprimento de Obrigações (PADO) para o conselheiro Antônio Domingos Teixeira Bedran. O MPF informou em comunicado que apura, desde 2009, por meio de Iinquérito Civil Público de número 1.34.001.004256/2009-99, as constantes falhas, interrupções e lentidões no acesso à internet através do serviço Speedy.
Segundo o procurador da República, Marcio Schusterschitz da Silva Araújo, responsável pelo inquérito, foi requisitado à Anatel, além de informações sobre a fundamentação da redistribuição do PADO, uma cópia da decisão.
No curso do inquérito, o MPF recomendou que a Telefônica parasse de comercializar o Speedy enquanto as falhas no serviço persistissem – a empresa cumpriu a recomendação. No mesmo procedimento, revela o órgão, uma das preocupações do MPF é acompanhar a atuação da Anatel para se certificar da efetividade da regulação. "Entretanto, consta que o procedimento não apenas não teria evoluído nesse ano como que tenha havido uma troca do relator para o caso dentro da agência", afirma o comunicado do MPF.
De acordo com o Ministério Público Federal, o órgão tomou conhecimento da decisão da Anatel por meio de um ofício enviado por Emília Ribeiro. A redistribuição da relatoria do caso teria ocorrido no dia 28 de abril. Segundo a conselheira, o PADO estava no gabinete da presidência da Anatel desde 22 de janeiro, quando ela o havia devolvido em virtude de a direção da agência não ter analisado o pedido de suspensão do procedimento, formulado pela Telefônica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.