Se havia alguma dúvida, não há mais. A Apple decidiu entrar definitivamente no mercado de aplicativos de transporte individual de passageiros com um investimento de US$ 1 bilhão na Didi Chuxing, dona do aplicativo chinês de reserva de táxis de mesmo nome, o número um do país e principal concorrente do Uber na China.
Durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 13, o presidente da Didi, Jean Liu, disse que as duas empresas "estão muito confiantes de que irão beneficiar uma a outra em termos de desenvolvimento de produto, tecnologia e em muitos outros níveis". O executivo se recusou, no entanto, a dizer se acordo prevê a colaboração para o desenvolvimento de veículos autônomos, área hoje de enorme interesse da Apple e na qual já vem trabalhando há dois anos. A Apple também não entrou em detalhes sobre suas motivações para investir em um concorrente do Uber na China.
O investimento também alinha a Apple a duas das maiores empresas de internet da China — o gigante do comércio eletrônico Alibaba e a Tencent, maior companhia de tecnologia listada em bolsa da China, que também investiram na Didi. "A mudança na estratégia da Apple para investir em tal escala destaca a importância estratégica do mercado chinês para a empresa, tanto em termos de escala como de expansão de parcerias locais para promover a sua posição no país", disse Jack Kent, diretor da empresa de pesquisa IHS Technology, ao The Wall Street Journal.
O investimento da Apple na Didi gira em torno de US$ 25 bilhões, segundo fontes ouvidas pelo jornal americano. Se confirmado, este será o maior investimento da fabricante em uma empresa de tecnologia desde a aquisição da Beats Electronics, fabricante de fone de ouvido e dona de um serviço de streaming de música, por US$ 3 bilhões em 2014.
A Apple nunca confirmou publicamente o seu interesse em carros autônomos nem em aplicativos de transporte, mas o CEO Tim Cook sempre tem destcado em suas entrevistas que a indústria automobilística está no princípio de uma "grande mudança", com software e tecnologia de autocondução desempenhando um papel preponderante para os carros no futuro.
Analistas ressaltam que a Didi pode funcionar como uma rica fonte de dados para a Apple impulsar sua estratégia de carros autônomos. Ela também poderia trazer benefícios para o "ecossistema móvel" da fabriante, já que apps de transporte estão intimamente ligados a serviços de pagamentos como Apple Pay.