Startup brasileira lança solução de IA para o varejo na Alemanha

1

Com o objetivo de expandir suas operações para a Europa, a startup brasileira Shelfpix está lançando em Berlim, na Alemanha, a sua tecnologia para medição automática de execução de gôndola por meio de inteligência artificial. A empresa ficou entre as cinco primeiras colocadas no programa StartOut Brasil, realizado na capital alemã.

Com foco em tecnologia para o varejo e para a indústria de alimentos, bebidas, farmacêutica, entre outras, a Shelfpix fornece uma tecnologia para medição automática de execução de gôndola por reconhecimento digital de imagens com uso de inteligência artificial. É destinada para definir o espaço de um produto nas prateleiras de supermercados e a velocidade com que é reposto. Com uma rede neural própria, batizada de YODDA, a tecnologia torna a operação no ponto de venda (supermercados, lojas e farmácias) mais fácil, ágil e competitiva para a indústria.

Por meio de um smartphone com aplicativo da Shelfpix, a indústria captura as imagens das gôndolas, que são reconhecidas por fotos ou vídeos, e transfere as mesmas para os servidores. Em seguida, todas as informações são processadas por avançados algoritmos da rede neural, que realiza milhares de operações em cada imagem, em questão de segundos, para identificar com precisão todos os indicadores mais importantes para o varejo.

Com uma pontuação de 4,15 no StartOut – apenas 0,3 atrás do primeiro colocado –, a Shelfpix terá duas semanas de imersão e prospecção de negócios no principal centro da economia europeia, por meio de reuniões com consultorias especializadas em internacionalização, mentorias com especialistas de mercado global, prospecção de clientes e investidores, para então a implementação da estratégia de internacionalização.

Além disso, a startup participará da CUBE Tech Fair, uma das principais feiras de Tecnologia e Inovação, Na CUBE, a empresa apresenta na prática e em tempo real o potencial de sua tecnologia, com seções interativas demonstrando o funcionamento da Inteligência Artificial através de uma competição entre o homem e a máquina.

No Brasil, a tecnologia da Shelfpix já está sendo implementada por grandes players da indústria de bens de consumo. A ideia é levar essa mesma solução para o continente europeu. "Os grandes fabricantes investem milhões em pesquisas de campo no varejo, que são realizados atualmente com muita ineficiência. Nossa proposta é apresentar uma pesquisa de alta qualidade e rápida, que possa auditar todo o investimento realizado no ponto de venda de forma assertiva, todos os dias. A competição pela exibição no ponto de venda é intensa e desafiadora, o processo de digitalização é mandatório para o sucesso", afirma Hildo Rocha, managing director da Shelfpix.

Aplicando conhecimentos de redes neurais, visão computacional e robótica, a tecnologia da Shelfpix é capaz de prover informações completas de uma gôndola do varejo como: Identificação dos produtos, posicionamento dos produtos, qualidade de apresentação dos produtos, planogramas, sortimento, quebra de estoque, e espaços vazios. "Existe uma lei no Varejo que diz: 'você compra o que você vê'. Estas são informações que geram milhões de dólares por ano em redução de custo e aumento de receita" ressalta o executivo.

"Acreditamos em prover informação confiável e rápida para os gestores de Trade Marketing todos os dias. Por esse motivo, submetemos a nossa plataforma aos mais rigorosos processos de avaliação disponíveis atualmente. "Dessa forma, atingimos o reconhecimento que nos possibilitou participar deste importante processo de internacionalização apoiado pelos programas do Governo Brasileiro", diz Rocha. "Estamos estruturados de acordo com as práticas globais de organizações exponenciais. A partir de agora, uma de nossas principais metas é escalar os negócios para um novo co-headquarter na Europa, onde encontram-se as principais sedes do mundo da indústria de bens de consumo".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.