XP adotará trabalho remoto para todos colaboradores até final do ano

0

A XP Inc., uma das principais instituições financeiras do país, anuncia nesta quarta-feira,13, que a prática do trabalho remoto (home office) passará a ser a nova rotina da empresa ao menos até o fim do ano, com o prazo podendo ser ampliado de forma permanente. O objetivo é ter praticamente todos os seus 2.700 colaboradores diretos podendo trabalhar remotamente, em razão dos benefícios em qualidade de vida, sustentabilidade e eficiência. A medida torna a XP a primeira grande empresa no Brasil a adotar essa nova forma de trabalho como uma opção para todos os seus colaboradores. A companhia deverá contratar ainda este ano cerca de 600 profissionais em diversas áreas, principalmente em tecnologia.

A nova realidade que estamos vivenciando aponta para uma mudança dos tradicionais espaços físicos, segundo Guilherme Sant'Anna, sócio e responsável pela área de Gente & Gestão da XP Inc. "O mais importante é garantir as melhores condições de trabalho aos nossos colaboradores. As medidas serão adotadas de acordo com a conveniência e necessidade de todos, a fim de assegurar a melhor adaptação ao novo modelo. Já somos uma empresa 100% digital, sem a dependência de o cliente nos visitar em uma 'agência'.

Seguiremos com presença nas principais cidades do Brasil, por meio dos agentes autônomos parceiros, além dos escritórios nos principais centros financeiros do mundo. A nossa cultura permitiu um ajuste rápido ao cenário atual e a experiencia está nos trazendo uma série de aprendizados que podem se transformar, de fato, em uma nova maneira de encarar a vida corporativa na XP. Afinal, as pessoas terão mais qualidade de vida e, acima de tudo, poderão trabalhar de onde preferirem, seja no Brasil ou no exterior. Contribuiremos com a sustentabilidade dado a redução de deslocamentos e viagens. Será transformacional em todos os aspectos", disse.

A decisão foi baseada em estudos internos e pesquisas de satisfação com os colaboradores e clientes. Os números mostraram que o trabalho remoto é eficaz e eficiente na condução dos negócios da companhia, seja em termos de qualidade de vida, sustentabilidade ou performance. Durante a quarentena, houve melhora dos índices de satisfação dos funcionários e dos clientes, medidos pelos indicadores ENPS (Employee Net Promoter Score) e NPS (Net Promoter Score), respectivamente.

Para Sant'Anna, a melhora na satisfação dos funcionários deve-se a uma série de ações tomadas pelas empresas da XP Inc. para amparar os funcionários e lhes dar as melhores condições possíveis de trabalho. "Aprendemos muito nos últimos dois meses e vimos nossas equipes se unirem de suas casas para manter a empresa avançando de forma nunca vista. Além disso, o fato de estarem mais próximos da família nesse momento tão difícil faz com que todos se sintam mais motivados", declara.

No futuro, a empresa estuda transformar os escritórios atuais em escritórios-conceito, que servirão de apoio para demandas específicas de treinamentos de colaboradores, dinâmicas presenciais, recepção e clientes e parceiros, entre outras. "E a tendência, agora, é não termos mais espaço ocupado por estações de trabalho fixas na XP. Temos os próximos meses para definir o novo modelo de trabalho que, com certeza, será melhor para os nossos colaboradores", destaca Sant'Anna.

Para Guilherme Benchimol, fundador e CEO da XP Inc., a premissa para a Companhia levar essa ideia adiante é garantir maior qualidade de vida aos colaboradores e contínuos benefícios para os clientes e a sociedade em geral. "Na XP, sempre tivemos orgulho da nossa capacidade de nos transformarmos e nos adaptarmos rapidamente. Temos agora mais uma chance de provar que somos capazes de continuar nos reinventando e seguir transformando o mercado financeiro para melhorar a vida das pessoas", afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.