Uma das empresas pioneiras a abrir operações no mercado externo, a brasileira Itautec amplia sua carteira de clientes e inaugura nos próximos dois meses uma subsidiária na Itália.
De acordo com Simon Ruben Schvartzman, diretor de Operações Internacionais da empresa, o objetivo é começar a atividade para atender uma rede de varejo internacional que tem operações naquele país, e depois atacar o mercado local.
Em Portugal a Itautec já atende o mercado de automação comercial há vários anos. Agora comemora o primeiro contrato de outsourcing da rede de ATMs do BPN?Banco Português de Negócios, que ao mesmo tempo é a primeira solução bancária vendida na Europa.
A Espanha é outro país onde a empresa aposta suas fichas. O diretor explica que em 2003 foi adquirida uma empresa local que atuava na área de serviços e manutenção. Em maio desse ano, foi vendida a primeira solução de self checkout com a marca Itautec para uma rede de supermercados na região das Astúrias, que têm filiais inclusive na Ilhas Canárias.
O México contabiliza mais negócios para Itautec e uma nova conquista. Ela foi homologada pela Prosa (uma espécie de Tecban local), o que lhe garante maior perspectiva para competir no segmento de automação bancária com os players do setor. Ela já atende o Banamex com um sistema de administração de filas em mais de mil agências bancárias, além de outros três bancos locais, inclusive com serviços de outsourcing.
A empresa conta com filiais e centros de atendimento nos Estados Unidos, México, Portugal, Espanha e ilhas ultramarinas, onde trabalham 350 funcionários, 70 dos quais atuando na Europa. Para Schvartzman, o principal desafio desse tipo de negócio é implantar a cultura empresarial que o mercado internacional exige, como por exemplo, trabalhar 7×24 horas, 365 dias por ano, sem feriados ou Carnaval.