Oi prepara expansão de serviço compras por celular

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A partir do segundo semestre, a Oi (ex-Telemar) pretende expandir o serviço Paggo, que permite ao cliente fazer compras por meio do telefone celular na rede de lojas credenciados pela operadora. Já implantado nas cidades do Rio de Janeiro, Natal e Uberlândia, a previsão é que, até o fim do ano, sejam cadastrados 1,5 milhão de usuários e 50 mil estabelecimentos, chegando a 7 milhões de transações.

O Oi Paggo permite que o lojista e o cliente realizem transações de compra e venda por SMS, que transmite as informações do cartão de crédito sem a necessidade do tradicional terminal. A transferência dos dados dura poucos instantes e é operacionalizada entre o celular Oi do cliente e o sistema do estabelecimento. Segundo a operadora, o sistema é seguro para ambos, já que é necessário usar senhas para confirmar a transferência de informações, não sendo possível clonagem de números. Isso é garantido pela tecnologia GSM, utilizada pela Oi.

Para divulgar seus serviços de m-payment, como são chamados, a operadora está demonstrando no Ciab 2007 (Congresso Nacional de Automação Bancária), que começou nesta quarta-feira e vai até sexta-feira (15/6), em São Paulo, além do Oi Paggo, soluções como m-Pay, que utiliza canal de voz do celular para realizar compras em tempo real, e o Mais, uma solução que oferece estrutura similar a de caixa eletrônico para cooperativas de crédito.

A Oi, em parceria com a M-Pay, empresa especializada em soluções móveis de pagamento, instalou o m-Pay em uma máquina de refrigerante (vending machine) em seu estande para que os visitantes possam testar o sistema na prática. O cliente aproxima o seu celular do terminal acoplado à máquina que, após um processo de autenticação com senha, reconhece o pagamento, sem a necessidade de o vendedor ter acesso ao número do cartão de crédito ou da conta corrente do cliente.

Segundo o diretor de marketing da Unidade de Negócios Corporativo da Oi, Abel Camargo, todas as soluções que a operadora apresenta no Ciab são inovadoras e foram desenvolvidas de acordo com a estratégia de ofertas convergentes, criadas a partir das necessidades específicas das empresas. ?As soluções se destacam pela simplicidade e segurança oferecidas, rapidez no processamento da operação e redução de custos.?

De acordo com Jorge Marinho, diretor da M-Pay, a vantagem do pagamento via celular, está em otimizar significativamente a usabilidade desse tipo de máquina, barateando os custos de logística e reduzindo o emprego de valores em dinheiro pelas empresas que exploram esse tipo de negócio. Ainda segundo ele, um dos grandes benefícios do sistema está em poder funcionar com celulares de qualquer tecnologia. ?Nosso propósito é transformar o celular em um canal de acesso mais democrático a créditos para o usuário. Tudo o que a operadora das vending-machines necessita é estabelecer acordos com as empresas de cartão para que seja dado acesso aos valores dos produtos dentro dos limites normalmente estabelecidos para cada cliente?, assinala.

Já solução Mais foi projetada para que o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) possa prestar serviços ao Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). O sistema utiliza tecnologia GPRS e disponibiliza aos integrantes do Sicoob uma conexão online, por meio de acessos privativos, que possibilitem mobilidade e interatividade no atendimento cooperativo.

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