As vendas de computadores pessoais no mercado brasileiro cresceram 30% no primeiro trimestre do ano, totalizando 1,9 milhão de unidades, segundo levantamento da consultoria IDC. O volume total de desktops atingiu 1,7 milhão de unidades, um crescimento de 23,9% sobre o ano anterior. Já as vendas de notebooks totalizaram 200 mil máquinas, uma elevação de 125,8% na comparação trimestral anual.
De acordo com a pesquisa, o chamado mercado cinza caiu 9,1 pontos porcentuais em um ano. No primeiro trimestre do ano passado, o mercado ilegal totalizava 50,8%, índice que caiu para 41,7% no mesmo período deste ano.
Considerando-se apenas o mercado oficial, as vendas totalizaram 1,1 milhão de máquinas. O número de desktops vendidos foi de 958,6 mil unidades, 167,4% a mais do que no primeiro trimestre do ano passado. Já a venda de notebooks do mercado oficial cresceu 182%, a 154,8 mil unidades.
A Positivo Informática manteve a liderança, com 12,9% de participação e 247,8 mil unidades comercializadas, alta de 53,8% sobre o ano anterior. Os desktops atingiram 226,1 mil unidades e os notebooks, 21,7 mil máquinas, registrando crescimento de 733,7% frente ao ano anterior.
A expectativa da IDC é que cerca de um terço de todos os computadores comercializados em 2011 serão notebooks. O percentual será semelhante à participação mundial desses produtos nas vendas de 2005.