Nos próximos quatro anos, a ascensão da Internet das Coisas e todas as ferramentas tecnológicas ligadas a ela gerarão um incontável número de dados, que promete impactar todo o universo corporativo. Sabendo como a tecnologia será, não só um impulsionador, como fator decisivo para o sucesso das empresas, o CTO da HDS – Hitachi Data Systems – subsidiária da Hitachi Ltd., Hu Yoshida, explica que o foco da empresa é ajudar os clientes nas transformação digital, principalmente nos setores de finanças, telecomunicações e serviços públicos.
O executivo e o vice-presidente o VP responsável por análise de concorrência da HDS, Harry Zimmer, vieram ao Brasil nessa semana para falar sobre o futuro das soluções e estratégias tecnológicas no mundo dos negócios.
Ressaltou que a HDS realinhou sua estratégia para ser uma empresa de soluções, e não apenas fornecedora de infraestrutura, particularmente, de storage, como ela era reconhecida no Brasil e América Latina.
Data driven
A estimativa de dados gerados até o ano de 2020 é tão gigantesca, que os especialistas terão que medir o volume em termos de distância da Terra à Lua. Os dados estão crescendo de forma exponencial e, segundo Yoshida, a velocidade com a qual desenvolvemos maneiras de armazená-los sempre será inferior da qual os geramos. Apenas 15% do volume existente de dados será realmente armazenado pelas empresas daqui a quatro anos.
A Digital Transformation altera a maneira de condução de todos os tipos de negócios, em qualquer âmbito. O investimento nas áreas de TI levanta temas relevantes para a ampliação e continuidade das empresas e demanda atenção dos CEOs. Soluções relacionadas a IoT, Mobilidade, Otimização de Plataforma e Cloud Computing, por exemplo, são constantemente desenvolvidas e aperfeiçoadas pela Hitachi Data Systems com esse propósito.
Os executivos explicam que, com os grandes volumes de dados úteis para o processo de inovação corporativo, as organizações precisam integrar e analisar toda essa informação. Analytics será a chave para processar de maneira rápida e segura o crescente fluxo de dados, influenciar fortemente as tomadas de decisões empresariais e, dessa forma, criar vantagem competitiva.
"No futuro a atenção se centrará em um bom armazenamento e análise de dados. Em vez de centro de informações individuais, nuvens com dados independentes serão necessários para o desenvolvimento de qualquer negócio", finaliza Yoshida.