Totvs inaugura nova sede e lança plataforma de Inteligência Artificial Carol

1

A Totvs inaugurou nesta terça-feira, 13, sua nova sede, com mais de 65 mil m², na Zona Norte de São Paulo, criada para apoiar sua própria transformação digital, com um novo layout que prioriza a tendência de open spaces, com grandes áreas de trabalho, sem divisórias, para promover a livre circulação de pessoas, compartilhamento de ideias e a produção de conhecimentos. O investimento foi da ordem de R$ 80 milhões para a estrutura interna de RS$ 200 milhões para a construção de prédio, de propriedade de 34 investidores.

Laércio Cosentino

Segundo , CEO da Totvs, a empresa encontra-se na metade de seu planejamento estratégico de 4 anos, que objetiva mudar seu modelo de vendas de software on premisses para o modelo na nuvem, ao mesmo tempo em que prioriza seu processo de transformação. "É um novo jeito de desenvolver e entregar softwares de gestão (ERP), 100% na nuvem e demais serviços agregados".

Para isso, ela definiu três plataformas Fluig, Totvs ERP + Totvs RH, Bema e o novo lançamento, a solução de Inteligência Artificial Carol.

"A sociedade decidiu se conectar e esse comportamento mudou como as pessoas passaram a consumir serviços e produtos, com a possibilidade de fazer isso de qualquer lugar, em qualquer hora. Esse movimento foi o gatilho para o mercado corporativo, que, agora, precisa se adaptar e não pode mais focar só no seu core business, mas também na decisão sobre qual tecnologia vai entregar o seu produto ou serviço", destaca Cosentino.

Alinhada ao modelo de negócios disruptivos, sem intermediações e com possibilidade de escalonar, a Totvs oferece uma nova plataforma digital, com a criação do novo portal, onde o cliente pode escolher, comprar, pagar e fechar seu projeto de implementação do ERP direto do site da companhia. O grande diferencial é que, além da venda dos softwares de gestão tradicionais da empresa, o cliente poderá personalizá-los por aquisições de aplicativos com módulos ou funções complementares, que estarão na loja virtual. Em breve, todo o portfólio da companhia estará disponível online, proporcionando conveniência, preços mais baixos e garantia de retorno de investimento mais rápido aos clientes.

O portal reconhece quem está navegando e faz sugestões de configurações e conteúdos. Há áreas livres e logadas, com ofertas de pacotes de serviços personalizados e condições especiais para clientes adotarem novas funcionalidades, módulos ou serviços complementares. Para permitir um atendimento único, o portal contará com uma área chamada de Cockpit, criada para cada cliente, que será acompanhado por um profissional TOTVS, o Copiloto. É ele também o responsável por orientar quem acessa ao painel sobre as melhores práticas para aproveitar todas as funcionalidades do software adquirido e sugerir, quando preciso, os apps adequados para uma necessidade específica, tudo 100% digital.

Inteligência artificial Carol

A solução emblemática da transformação digital da Totvs plataforma de Inteligência Artificial Carol anunciada nesta terça-feira, criada pela equipe de desenvolvimento da empresa com uso de ferramentas de machine learning, algoritmos genéticos, redes neurais e softwares open source.

A tecnologia marca o início de uma nova era de inovação na empresa e irá aprimorar a propriedade dos dados nas organizações e ampliar a capacidade de análise e a velocidade de tomada de decisões diante de um volume crescente de informações. Além disso, atuará como uma assistente virtual, respondendo perguntas e oferecendo insights de negócios.

"Como cada vez mais as decisões se baseiam em dados, surge o desafio de extrair valor desta quantidade massiva de informações e com qualidade. No mundo atual, as empresas não podem mais tomar decisões baseadas em intuições ou nos resultados do último mês. É preciso acompanhar os números da manhã, para adaptar a estratégia para o período da tarde, tendo a certeza de que é o passo certo a seguir. Diante desta necessidade, nasceu a Carol. O principal objetivo é ajudar empresas de todos os segmentos e portes a alcançarem velocidade, precisão, confiabilidade e individualização nos seus negócios. Tudo isso visando a proporcionar experiências incríveis para os clientes", explica o executivo.

Uma das aplicações desenvolvidas com a plataforma de IA foi com a Bematech, empresa do Grupo TOTVS de dispositivos inteligentes e IoT. Partindo do Bemacash, solução única para ponto de venda voltada aos micro e pequenos varejos, a Carol passou a receber dados das vendas realizadas pelos clientes através de componentes de IoT com extrema velocidade, performance, segurança e privacidade. Com milhões de recibos sendo processados por dia, a primeira ação tomada pela plataforma é o saneamento e a qualificação desses dados. Por exemplo, somente o produto Coca-Cola foi registrado de 986 formas diferentes pelos estabelecimentos analisados. Utilizando técnicas de Deep Learning, Algoritmos Genéticos e Redes Neurais, a tecnologia consegue entender que todos são refrigerantes produzidos pela mesma empresa com diferentes sabores e tamanhos.

O próximo passo então é utilizar o engine de Machine Learning para levar insights de negócios a esses comércios. Desta forma, os empresários podem entender como eles estão se saindo no seu segmento em comparação aos concorrentes da região, qual a previsão de vendas baseada em eventos externos, como clima e feriados, e até planejar uma expansão.

À medida que a plataforma recebe novos dados, mais ela aprende e conhece melhor aqueles setores. A capacidade infinita de aprendizado também é acelerada a partir das APIs abertas da ferramenta, permitindo que qualquer pessoa ou empresa ensine novas habilidades e crie modelos em cima da Carol. Assim, conforme alguém ensiná-la, os demais clientes também se beneficiarão dessa inteligência, abreviando a evolução e os benefícios do uso da inteligência artificial.

Este aprimoramento constante permitiu a criação de outra aplicação da IA ao Bemacash: o auxílio a processos extremamente complexos, especialmente para pequenos empresários, como a precificação de produtos e serviços. Definir por quanto vender determinada mercadoria depende de diversas análises, como o mercado-alvo, concorrência, custos, sazonalidade, entre outros fatores. Com a Carol, ao criar um novo produto no Bemacash, o cliente vai receber uma notificação dentro do próprio software com sugestão de preço, de forma instantânea.

"Aos poucos todas as nossas soluções TOTVS incluirão ciência de dados e inteligência artificial. No entanto, continuamos precisando de pessoas para garantir que os modelos sejam frequentemente melhorados e que a máquina aprenda constantemente. Portanto, o futuro é a combinação entre soluções e plataformas simples e modernizadas em conjunto com inteligência artificial e pessoas. Só assim será possível obter os melhores resultados", afirma Vicente Goetten, diretor executivo do Totvs Labs.

Para isso, a companhia montou uma equipe de cientistas de dados e engenheiros de inteligência artificial com passagens em grandes empresas de outros setores, como aviação e educação. O time, composto por especialistas, alguns inclusive com PhD, foi responsável pelo desenvolvimento da plataforma coordenado pelo TOTVS Labs, laboratório de inovação da companhia no Vale do Silício, EUA.

Para Laércio Cosentino, CEO da TOTVS, o contexto da plataforma está nas soluções segmentadas, ajudando as empresas de diferentes portes e segmentos a lidarem mais facilmente com as principais dores do setor. "Não acreditamos em soluções genéricas. Por isso, temos cientistas de dados atuando juntamente a cada um dos segmentos da TOTVS com objetivo de desenvolver soluções verticalizadas powered by Carol e, assim, resolver os problemas de cada setor e aumentar a capacidade dos nossos clientes", destaca Cosentino.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário para PAULO MINORU HASEGAWA Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.