O estudo "O Futuro da Qualidade de Software", divulgado pela Inmetrics, nesta terça-feira, 13, revela que a qualidade de software é uma preocupação crescente entre empresas, independente do setor. A maioria dos entrevistados concorda que a QS (Qualidade de Software) é essencial para manter a satisfação do cliente final e a competitividade do mercado.
O estudo foi realizado em parceria com a TGT Consult, consultoria de gestão com foco em estratégia de TI, juntamente com o centro de tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mostra em detalhes como as companhias brasileiras gerenciam a qualidade dos softwares, apontou as tendências deste setor e comparou o cenário brasileiro com o mercado internacional.
A pesquisa também revelou o cenário atual do mercado em que aponta que 52% das companhias têm pelo menos metade da equipe de Qualidade composta por empresas parceiras e que 57% afirmam que QS é responsabilidade exclusiva do especialista em qualidade.
O "O Futuro da Qualidade de Software" sinalizou também que 64% das empresas apontam a formação dos colaboradores como principal entrave à evolução em QS, resultando em uma cultura de remediação e que o rápido avanço das ferramentas, frameworks, IA e Machine Learning, em conjunto com o aumento dos ataques cibernéticos nas empresas, fez com que a segurança da informação tenha se tornado a principal preocupação de 66% dos executivos de tecnologia, mesmo dentro do contexto de QS.
O estudo também mostra que a qualidade de software é um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer empresa que desenvolve e utiliza plataformas digitais. Entre os benefícios estão a satisfação dos clientes, aumento da eficiência dos processos e redução dos custos operacionais. Além disso, práticas de qualidade consistentes, que são essenciais para garantir a segurança das informações, necessidade crescente em um mundo cada vez mais digitalizado.