Laptops, smartphones, tablets e outros dispositivos móveis estão sendo usados cada vez mais nos locais de trabalho pelos empregados brasileiros que utilizam a tecnologia no seu dia-a-dia – os chamados iWorkers, conforme aponta um recente estudo mundial patrocinado pela Unisys Corporation e conduzido pela IDC.
A pesquisa mostra como a chamada "consumerização da TI" – que significa como os equipamentos pessoais e as redes sociais, utilizadas pela sociedade de modo geral, estão ganhando espaço nos escritórios – pode afetar as organizações e seus funcionários.
De acordo com o levantamento, 37% dos trabalhadores brasileiros usam smartphones para acessar aplicações de negócios, 22% utilizam tablets – bem acima da média global -, e 59% acessam sites de mídias sociais. O reflexo do crescimento desses dispositivos no ambiente corporativo, segundo a pesquisa, é que a porcentagem dos trabalhadores basileiros que consideram o desktop como o equipamento mais importante para execução de suas tarefas deve cair cerca de 28 pontos percentuais no próximo ano, enquanto a porcentagem daqueles que consideram os laptops como a principal ferramenta subirá de 31% para 43%.
O estudo revela também que, ao contrário de outros países onde os tablets já estão incorporados ao dia a dia dos trabalhadores, no Brasil o uso desses equipamentos ainda é bastante incipiente – apenas 4% dos iWorkers brasileiros consideram o tablet PC como a ferramenta de trabalho mais importante para executar as tarefas do dia-a-dia. Apesar disso, 18% deles acreditam que o equipamento se tornará a ferramenta mais relevante nos próximos doze meses.
O levantamento mostra ainda que aumentou o uso de redes sociais no ambiente corporativo. Dos entrevistados, 34% dos iWorkers brasileiros afirmaram acessar páginas do Facebook para temas relacionados ao trabalho, parcela que foi de 16% no ano passado. O estudo destaca que o uso de redes sociais pelos iWorkers no Brasil é superior ao de outros países. Isso porque 59% dos iWorkers brasileiros afirmaram acessar páginas de redes sociais ao menos uma vez ao dia para trabalhar, enquanto 48% dos americanos e 37% dos europeus indicaram utilizar essas ferramentas.
O estudo constatou que o uso por iWorkers brasileiros de dispositivos como celulares, smartphones e notebooks, tanto para trabalho como para atividades pessoais, é maior do que as empresas imaginam. Enquanto 75% alegam usar seus smartphones para o trabalho, apenas 38% dos executivos de TI acreditam que isso ocorra. Do mesmo modo, a pesquisa mostra que 22% dos iWorkers brasileiros dizem utilizar seus tablets para o trabalho, enquanto apenas 4% dos executivos de TI creem que eles usem o equipamento. Por fim, enquanto 44% dos funcionários dizem que os sistemas das empresas permitem que eles acessem sites de mídias sociais para questões pessoais, apenas 24% dos executivos de TI reconheceram que esta prática ocorre em suas organizações.
O levantamento foi feito por meio de duas pesquisas separadas. Na primeira, foram entrevistados 306 iWorkers brasileiros, enquanto na segunda foram entrevistados 101 executivos de diversas organizações localizadas no país. Globalmente, foram consultados 2.660 iWorkers e cerca de 560 líderes de áreas de TI de nove países.
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