A Oi acaba de conquistar a certificação internacional CMSP – Cloud and Managed Services Program ( Programa de Serviços Gerenciados e em Nuvem) da Cisco, na categoria Parceiro Master, para a oferta de IaaS (infraestrutura como serviço) do Oi SmartCloud e o serviço VPN VIP, de conectividade por MPLS. Ambos os serviços agora são considerados Cisco Powered.
A certificação CMSP da Cisco tem extrema relevância no mercado de TI e telecom por reconhecer a excelência nos processos de uma companhia. O programa CMSP é baseado nas melhores práticas do mercado, com conceitos relacionados ao ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e à norma ISO 20.000, dois dos modelos de referência para gerenciamento de serviços e processos de TI mais aceitos no mundo.
A certificação é anunciada em um momento em que a utilização das soluções em nuvem ganha cada vez mais destaque no Brasil. De acordo com uma pesquisa da consultoria IDC, a perspectiva é que a computação em nuvem tenha um crescimento no mercado brasileiro maior que cinco vezes até 2017, com relação ao ano de 2014.
O VPN VIP da Oi permite um acesso nativo à plataforma Oi SmartCloud, benefício que a Oi, por ser uma empresa totalmente convergente, consegue oferecer aos clientes. Este benefício permite ao cliente ter um único responsável pela gestão de toda a infraestrutura de telecom e TI, melhorando a qualidade e a disponibilidade da solução.
No segmento B2B, a estratégia da Oi é continuar apostando na venda de serviços de dados, datacenter, TI e cloud. As ofertas de TI, aliadas a soluções de telecomunicações, apresentaram um crescimento anual na receita da companhia de 20% no primeiro trimestre de 2015, quando comparado ao mesmo período de 2014. Hoje cerca de 15% dos clientes corporativos da Oi já contam com serviços de TI da companhia.
Recentemente a Oi lançou o Smart Office, solução integrada para implementação e gestão de trabalho remoto dos colaboradores. O Oi Smart Office traz soluções de telecom, controle de jornada e produtividade usando a biometria e também aplicações corporativas de TI em nuvem, como Office 365.