Publicidade
Início Blogueria Sua empresa necessita de automação?

Sua empresa necessita de automação?

0
Publicidade

Deduzir qual a reposta caso ela seja endereçada ao gestor de desenvolvimento é fácil, com certeza ele dirá: Sim!

Quanto mais automação existir para garantir o aumento da qualidade e a redução do tempo de entrega dos sistemas para os clientes, melhor será para todos.

Percepções diferentes terão o diretor financeiro e o presidente da empresa, o primeiro questionará sobre o valor do investimento e o tempo de retorno do dinheiro empregado, o segundo além de repetir as questões do financeiro argumentará sobre a real necessidade, as dificuldades operacionais, funcionalidades, e visões relativas aos clientes e ao mercado.

A missão de convence-los não será tarefa fácil e uma estratégia muito bem embasada será essencial para conseguir a aprovação para o investimento, porém é fundamental antes de convencer alguém ser convencido da necessidade de automatização.

O norte para saber se sua empresa necessita de automação deve seguir fundamentalmente dois caminhos, o primeiro é verificar qual a quantidade de erros e consequentemente o montante de horas utilizadas mensalmente para corrigi-los, apure os custos, acrescente os prejuízos com os atrasos na entrega, apure a recorrência deste tipo de incidente, se for alta você terá argumentação para convencer a diretoria em investir em automação com a justificativa que conseguirá reduzir despesas.

Outro caminho está relacionado com o aumento da receita, caso as demandas realizadas pelos clientes estejam aumentando e a capacidade de produzir os sistemas vendidos estejam correndo risco com qualidade e/ou prazo e uma análise mostrou que o aumento de recursos não é garantia de aumentar a produtividade, certamente você terá argumentos suficientes para convencer os aprovadores da necessidade automatizar seu processo produtivo.

O importante para criar uma argumentação consistente é fugir do modismo do mercado e dos “cantos de sereias” dos representantes comerciais dos fabricantes, por mais bonito e maravilhoso que a solução de ambos possa parecer eles não estarão no dia a dia para garantir que a ferramenta implantada terá a performance necessária capaz de ajudá-lo na entrega dos sistemas com qualidade, no prazo e com os custos planejados.

Portanto antes de correr para a reunião de diretoria com uma apresentação que parece ser a próxima maravilha da humanidade atrás da aprovação de alguns milhões, tenha a absoluta certeza que a solução de automação proposta irá atender todas as necessidades da área de desenvolvimento e que você consiga sair vivo e com o pedido de compra assinado depois de ser fortemente sabatinado por toda a alta administração da empresa.

Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile