Deduzir qual a reposta caso ela seja endereçada ao gestor de desenvolvimento é fácil, com certeza ele dirá: Sim!
Quanto mais automação existir para garantir o aumento da qualidade e a redução do tempo de entrega dos sistemas para os clientes, melhor será para todos.
Percepções diferentes terão o diretor financeiro e o presidente da empresa, o primeiro questionará sobre o valor do investimento e o tempo de retorno do dinheiro empregado, o segundo além de repetir as questões do financeiro argumentará sobre a real necessidade, as dificuldades operacionais, funcionalidades, e visões relativas aos clientes e ao mercado.
A missão de convence-los não será tarefa fácil e uma estratégia muito bem embasada será essencial para conseguir a aprovação para o investimento, porém é fundamental antes de convencer alguém ser convencido da necessidade de automatização.
O norte para saber se sua empresa necessita de automação deve seguir fundamentalmente dois caminhos, o primeiro é verificar qual a quantidade de erros e consequentemente o montante de horas utilizadas mensalmente para corrigi-los, apure os custos, acrescente os prejuízos com os atrasos na entrega, apure a recorrência deste tipo de incidente, se for alta você terá argumentação para convencer a diretoria em investir em automação com a justificativa que conseguirá reduzir despesas.
Outro caminho está relacionado com o aumento da receita, caso as demandas realizadas pelos clientes estejam aumentando e a capacidade de produzir os sistemas vendidos estejam correndo risco com qualidade e/ou prazo e uma análise mostrou que o aumento de recursos não é garantia de aumentar a produtividade, certamente você terá argumentos suficientes para convencer os aprovadores da necessidade automatizar seu processo produtivo.
O importante para criar uma argumentação consistente é fugir do modismo do mercado e dos “cantos de sereias” dos representantes comerciais dos fabricantes, por mais bonito e maravilhoso que a solução de ambos possa parecer eles não estarão no dia a dia para garantir que a ferramenta implantada terá a performance necessária capaz de ajudá-lo na entrega dos sistemas com qualidade, no prazo e com os custos planejados.
Portanto antes de correr para a reunião de diretoria com uma apresentação que parece ser a próxima maravilha da humanidade atrás da aprovação de alguns milhões, tenha a absoluta certeza que a solução de automação proposta irá atender todas as necessidades da área de desenvolvimento e que você consiga sair vivo e com o pedido de compra assinado depois de ser fortemente sabatinado por toda a alta administração da empresa.
Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.