IDC: Mercado de PCs cresce 2,7% no segundo trimestre de 2018, taxa mais forte desde 2012

0

Os resultados preliminares do segundo trimestre de 2018 (2T18) mostraram que as vendas dos PCs tradicionais (desktop, notebook e workstation) totalizaram 62,3 milhões de unidades, registrando um crescimento ano-a-ano de 2,7% , de acordo com a pesquisa de Computação Pessoal Trimestral Mundial da International Data Corporation (IDC). Os resultados superaram a previsão da IDC de crescimento de 0,3% e marca a maior taxa de crescimento ano a ano em mais de seis anos, quando o primeiro trimestre de 2012 registrou crescimento de 4,2%.

Embora ajudado em parte por um segundo trimestre fraco em 2017, que foi um pouco impactado por questões de componentes-chave, os resultados do 2T18 decididamente contrariou a tendência dos três trimestres anteriores, que tiveram o mercado pairando ligeiramente acima ou abaixo do crescimento estável. Mais uma vez, o volume de negócios parecia ser o principal impulsionador, com as três principais empresas obtendo benefícios em desktops e notebooks. Além disso, o mercado continuou a crescer tanto para modelos premium quanto para modelos de entrada. Dispositivos baseados no Chrome OS, notebooks premium e PCs para jogos aumentaram ainda mais o mix, na sequência da melhoria do fornecimento e dos preços das placas gráficas.

Não é de surpreender que a recuperação seja relegada ao mais alto escalão do mercado, já que as 5 maiores empresas registraram um crescimento ano a ano positivo, crescendo coletivamente acima de 7% e capturando quase 78% do mercado total. A escala, seja na forma de poder de compra para reduzir custos, obter componentes escassos ou alcançar o canal, continuou a ser o catalisador para a consolidação do setor. De uma perspectiva geográfica, todas as regiões superaram as previsões, com mercados maduros e emergentes vendo boa atividade. O mercado dos EUA entregou mais um trimestre de crescimento depois de chegar em apenas abaixo do plano em 2017.

"Embora os PCs tradicionais possam não ser o dispositivo padrão para muitos cenários de uso, o mercado continua a mostrar falhas de resiliência à medida que a experiência de uso do PC evolui e melhora", disse Jay Chou, gerente de pesquisa da IDC Personal Computing Device Tracker. "Até mesmo certos tipos de desktops estão vendo crescimento em meio a esse ciclo de atualização orientado a negócios."

"Os resultados do primeiro semestre de 2018 foram encorajadores para o mercado de PCs nos EUA, apesar dos desafios de mercado que surgiram, incluindo a esperada desaceleração dos Chromebooks em meio a inibidores de produção", disse Neha Mahajan, analista sênior de pesquisa da Devices & Displays. "E com o sentimento melhorando para o segundo semestre do ano, os EUA podem apresentar um forte desempenho de mercado para o ano."

Destaques Regionais

EUA – O mercado tradicional de PCs registrou o segundo trimestre consecutivo de crescimento de embarques ano-a-ano, com um total de 17,3 milhões de unidades. O mercado de desktops viu os embarques aumentarem após um longo declínio, com o crescimento sendo impulsionado pelo aumento das compras comerciais e apoiado pela crescente demanda dos consumidores por sistemas de jogos. A mudança da empresa para o Windows 10 e um ambiente econômico geral positivo também ajudaram a manter o ímpeto no lado do notebook.

Europa, Oriente Médio e África (EMEA) – O tradicional mercado de PCs experimentou um crescimento modesto, devido a uma nova onda de renovações de dispositivos no espaço comercial. Apesar da tendência de mobilidade, os desktops mais uma vez desempenharam um papel importante na condução do desempenho geral do mercado.

Ásia / Pacífico (excluindo o Japão) (APeJ) – O mercado tradicional de PC aproximou-se da previsão da IDC, apoiada por resultados positivos na Índia, onde a demanda do consumidor melhor que a esperada e boa tração no mercado comercial impulsionaram os embarques. Enquanto isso, o projeto do Departamento de Educação contribuiu para um forte aumento no espaço comercial nas Filipinas. O mercado de PCs na China teve um desempenho acima das expectativas, já que as vendas melhores do que as previstas e o lançamento de novos modelos durante o 618 Festival contribuíram para a maior venda de notebooks de consumo. Por outro lado, o mercado de PCs comerciais da China permaneceu impactado por embarques fracos para PMEs e para o setor público.

Japão – O mercado ficou acima das expectativas, uma vez que a demanda comercial ajudou desktops e notebooks a exceder a previsão.

Destaques da empresa

A HP Inc. continuou vendo resultados positivos no crescimento do seu portfólio e vendas. Ela ampliou sua sequência de trimestres consecutivos de crescimento ano a ano, consolidando ainda mais o controle sobre todos os outros no mercado. A HP Inc. cresceu 7,6% no ano, com crescimento em todas as regiões.

A Lenovo, cuja participação majoritária em joint venture com a Fujitsu entrou em vigor no 2T18, teve um bom começo. A empresa impulsionou a onda de renovação no Japão, bem como a recuperação dos esforços do canal na América do Norte para crescer 11,3% ano a ano (o que inclui o volume da Fujitsu a partir do 2T18). Todas as regiões apresentaram crescimento ano a ano.

A Dell Inc., após um bom resultado do 1T18, apresentou um forte crescimento de 9%, impulsionado por fortes desempenhos em quase todas as regiões.

A Apple terminou o trimestre na 4ª posição com crescimento flat ano-a-ano

Acer marcou a 5ª posição, crescendo 1,3% ano a ano. Seu foco nos jogos e no Chrome continua a ajudar, mas a fraqueza do lado comercial também a priva de protagonismo no momento atual do mercado.

Principais empresas, embarques mundiais de PCs, participação no mercado e crescimento ano após ano (2º trimestre de 2018, valor em milhões de unidades)

Company 2Q18 Shipments 2Q18 Market Share 2Q17 Shipments 2Q17 Market Share 2Q18/2Q17 Growth
1. HP Inc 14,864 23.9% 13,812 22.8% 7.6%
2. Lenovo* 13,755 22.1% 12,362 20.4% 11.3%
3. Dell Inc 11,255 18.1% 10,329 17.0% 9.0%
4. Apple 4,308 6.9% 4,303 7.1% 0.1%
5. Acer Group 4,197 6.7% 4,144 6.8% 1.3%
Others 13,890 22.3% 14,991 24.7% -7.3%
Total 62,269 100.0% 60,624 100.0% 2.7%
           
Lenovo + Fujitsu** 13,755 22.1% 13,045 21.5% 5.4%
Source: IDC Quarterly Personal Computing Device Tracker, July 12, 2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.