Sistemas de monitoramento IP em alta nos projetos de videovigilância

1

Uma pesquisa realizada pela SIA (Security Industry Association) e apresentada durante o evento ISC Brasil 2012, em São Paulo, apontou que o mercado nacional de segurança faturou R$ 1,2 bilhão em 2011 e deve crescer 20,6% anualmente, chegando a um faturamento de R$ 3,7 bilhões até 2017.

O estudo avalia que 39,6% do faturamento total referem-se às tecnologias para videovigilância, enquanto 20,8% deste mercado ficarão por conta dos sistemas de controle de acesso. A infraestrutura dos eventos esportivos que serão realizados no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016, é um dos fatores que impulsionaram o setor, porém, a necessidade de segurança iminente em diferentes localidades das grandes cidades também é determinante na integração destes projetos.

O mercado de segurança já oferece inúmeras tecnologias – às vezes futurísticas para nossa cultura – que garantem máxima eficiência em soluções de segurança. Mas, pensar somente nas tecnologias de ponta não é suficiente para alcançar o melhor resultado da integração de um projeto. Neste caso, é primordial que o desenho de um projeto para sistemas de segurança seja pensado por uma equipe especializada no segmento e que essa equipe avalie as tecnologias mais adequadas para a necessidade de cada integração.

Hoje em dia, os sistemas que utilizam redes IP vêm se sobressaindo, inclusive estão substituindo soluções tradicionais baseadas em cabos coaxiais e DVRs, visto as vantagens que apresentam, como escalabilidade, redução de custo de infraestrutura, elevado desempenho e facilidade de manutenção.

Um sistema de monitoramento via rede IP cria fluxos de vídeo digitalizados, que são transferidos por meio de uma rede IP cabeada ou sem fio, permitindo a monitoração, a gravação do vídeo e a integração com outros tipos de sistemas, como o controle de acesso. As câmeras IP também se sobressaem pela alta resolução e qualidade de imagens e pela grande capacidade de armazenamento e análise do vídeo inteligente.

Com a utilização dos módulos de vídeo inteligente, o sistema IP não dependerá 100% da atenção dos operadores de monitoramento, pois o sistema conseguirá avaliar automaticamente, situações de risco ou atitudes suspeitas, como: abandono ou retirada de objetos, controle de sentido e velocidade de veículos, contagem de pessoas e invasão de áreas de acesso restrito.

A tecnologia de monitoração IP não é complicada, mas entra na área de TI, que é um território desconhecido para os profissionais mais voltados para os sistemas de monitoramento. O sistema de CFTV analógico compete diretamente com o gravador de vídeo digital (DVR, do inglês digital vídeo recorder), mais tradicionais e proprietários, enquanto as soluções IP combinam produtos e serviços de vários fornecedores. Diante destes pontos, formam-se alguns mitos em relação à tecnologia IP quando comparado à solução analógica.

Apesar de o DVR representar uma tecnologia de ponta para sistemas de Circuito Fechado de TV (CFTV), ele não é totalmente digital, pois precisa de cabos analógicos que podem distorcer a qualidade da imagem. A monitoração IP tem todas as vantagens de um DVR e ainda oferece escalabilidade ao conectar de uma a milhares de câmeras, e permite que por apenas uma rede (IP) possa conectar a gerenciar dados, vídeo, voz e outros – tornando o gerenciamento mais eficiente e econômico.

A capacidade de controle de qualquer fluxo de vídeo, ao vivo ou gravado, de qualquer lugar do mundo, por redes cabeadas ou sem fio, é uma grande vantagem do sistema IP. Ainda é realidade o fato de uma câmera IP ter custo mais elevado do que uma analógica, isso porque inclui um número maior de funcionalidades, como digitalização, compressão de imagem e inteligência.

Mas, se analisarmos o preço total das tecnologias que um sistema tradicional exige, teremos uma relação de melhor custo-benefício ao longo prazo pelos sistemas IP. O Power over Ethernet (PoE) é outro aspecto de redução de custo, pois não precisa levar um cabeamento extra para alimentar a câmera.

Para quem já tem como legado uma instalação com câmeras analógicas, isso não impede a utilização da tecnologia da supervisão IP. Pois, com um encoder de vídeo é possível converter o sinal de vídeo analógico em fluxo de vídeo digitalizado pela rede, basicamente convertendo qualquer câmera analógica em uma câmera de rede. A maioria das atuais instalações de vigilância IP tem uma combinação de câmeras analógicas, servidores de vídeo em rede e segmentos que são compostos de câmeras de rede.

Outro ponto que nunca pode ser esquecido é a relação de segurança da rede. E nesse quesito, a Internet permite que dados que trafegam pela rede estejam protegidos por soluções como firewalls, VPNs e proteção de senha (por criptografia). E ainda, os projetistas de rede devem pensar em sistemas para que não haja queda de transmissão e falhas. Com sistemas de vigilância IP, estas medidas são possíveis e facilmente configuradas ao utilizar inúmeras funções que, atualmente, já são inerente a própria tecnologia.

Rodrigo Chaves é engenheiro Elétrico da Seal Telecom.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.