Segurança digital é  foco de investimentos de metade das empresas em 2022, aponta estudo

2

A sétima edição do IT Snapshot, estudo anual feito pela Logicalis para acompanhar as tendências e prioridades da área de TI, aponta que a segurança da informação será o foco de investimento para 53% das organizações nos próximos 12 meses, seguida por adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) (51%), analytics e Big Data (37%) e migração de aplicação para a nuvem (22%).

O estudo revela que, apesar de 41% dos negócios terem o budget da área de TI afetado pela pandemia da covid-19 no ano passado, as perspectivas para 2021 são positivas. Mais da metade (55%) dos executivos esperam que o orçamento seja maior quando comparado ao planejado para 2020.

De acordo com a pesquisa, entre as tecnologias que permitem o trabalho remoto, as que mais cresceram em 2020 foram as soluções específicas de segurança relacionadas ao trabalho remoto, implementada emergencialmente por 25% dos entrevistados. Plataformas de videoconferência vem na sequência, com 22%, seguida por colaboração em nuvem (19%). A expectativa é que essas soluções continuem a apresentar crescimento, ainda que em ritmo mais lento.

Segurança como prioridade para os próximos meses

A LGPD, que a partir de agosto de 2021 permite que multas sejam aplicadas, fez o investimento em segurança da informação se tornar a prioridade das organizações. Para 71% dos entrevistados, as empresas devem ter a capacidade de garantir a total segurança e privacidade de seus dados, mesmo que isso venha de encontro com demandas por mais acessos a informações e agilidade nos processos de TI. Para se ter uma ideia, de como essa preocupação é crescente, em 2018, 49% priorizavam o controle em detrimento da maior liberdade no acesso aos dados.

Apenas 11% das empresas se disseram totalmente aderentes à nova lei. De acordo com o levantamento, 42% já contam com iniciativas concretas, plano desenhado e projetos dedicados à nova lei. As empresas destacam a adequação dos processos e sistemas para atender às novas regras como maior dificuldade de execução (24%).

Para as ações específicas de tecnologia, a principal iniciativa de LGPD em curso é o mapeamento do ciclo de vida dos dados (59%), seguida pela redefinição dos processos de tratamento dos dados que circulam pela empresa (51%). Na terceira posição está a adequação dos websites e portais (47%).

Expectativas de investimentos até 2022

De 2018 para 2021, a utilização de data analytics cresceu 28%, passando de 15% para 43% o total de empresas que utilizam a solução. A perspectiva é que a adoção siga em trajetória de crescimento, já que 12% das organizações afirmaram estar em processo de implementação e 27% dos respondentes revelaram que devem adotar essa de tecnologia nos próximos meses.

Para mais da metade dos respondentes (57%), as áreas mais beneficiadas pelo uso de analytics e inteligência artificial são o desenvolvimento de negócios (comercial e vendas). Na sequência, vem as áreas de operações (36%), atendimento ao cliente (32%) e administrativo-financeiro (30%).

A cloud é outra tecnologia que vem ganhando espaço. Até fevereiro de 2021, 24% das empresas tinham realizado a migração da infraestrutura e aplicações para a nuvem, 28% estavam em estágio avançado e 25% apenas possuíam planos.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.