Entidades intensificam combate à pirataria no Brasil

0

Em agosto, foram realizadas 55 ações que resultaram na apreensão de 95 mil CDs, 12 computadores e seis discos rígidos piratas em várias cidades brasileiras, com destaque para São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Porto Alegre, Curitiba e Recife.

O balanço das ações de combate à pirataria foi divulgado nesta quarta-feira (13/09) pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), a Business Software Alliance (BSA) e a Enterteinement Software Association (ESA).

Segundo as entidades, no mesmo mês retirados do ar 24 sites de empresas que comercializavam softwares piratas e cerca de três mil anúncios destinados à divulgação do comércio de produtos ilegais.

Durante o mês, as entidades registraram um total de 630 contatos, por e-mail e por telefone, dos quais 180 referiam-se a denúncias contra o comércio ou uso de programas piratas. Como conseqüência, a BSA enviou 150 notificações extrajudiciais às companhias infratoras que resultaram em cinco ações judiciais.

?Esses índices reforçam o empenho da Abes e da BSA no sentido de conscientizar a população sobre os prejuízos causados pela utilização de softwares ilegais. Somente em agosto registramos um crescimento de 45% do número de denúncias em relação ao período anterior?, enfatiza o coordenador do Grupo Antipirataria da Abes, Emílio Munaro.

De acordo com uma pesquisa divulgada este ano pela BSA, o índice de pirataria de software no Brasil, em 2005, foi de 64%, 29 pontos porcentuais acima da média mundial. Isso representou uma perda para a indústria nacional de US$ 766 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.