O sistema de acesso às milhas do programa de fidelidade da companhia aérea TAM pode ter sido fraudado, o que fez com que alguns clientes perdessem pontos, segundo a ProTeste. De acordo com a associação de defesa do consumidor, passagens foram emitidas por desconhecidos em nome de terceiros. A entidade apontou uma possível falha no sistema de milhagem. O alerta foi feito a partir de inúmeras reclamações recebidas de seus associados, que tiveram sua pontuação utilizada por outras pessoas.
Segundo a Pro Teste, quem foi lesado percebe que houve troca da senha para acesso ao sistema on-line. Em comunicado, a entidade afirma que as hipóteses levantadas são “de vulnerabilidade no sistema ou de fraude, com provável invasão do site e de dados dos clientes”.
Em nota, a TAM afirma que está apurando as ocorrências relatadas pelos clientes e os orienta a ficarem atentos aos pedidos de confirmação de dados que recebem por e-mail. A empresa reforça que “adota diversos procedimentos para garantir a segurança das informações de seu programa de fidelização”. A TAM afirma que seu sistema utiliza duas senhas para resgate do benefício, a assinatura eletrônica e a senha de resgate.
A Pro Teste chegou a auxiliar alguns associados em acordos com a companhia aérea para reverter o prejuízo, mas nenhum foi bem-sucedido, pois a TAM alega que toma as medidas de segurança necessárias em seu sistema. Em razaão disso, a entidade orienta os consumidores lesados a tentar um acordo com a companhia e, caso não sejam atendidos, entrarem com uma ação formal no juizado de pequenas causas em busca da indenização pelo benefício perdido.