Projeto obriga cartórios e tribunais a disponibilizarem decisões e despachos na web

0

O Projeto de Lei 4074/12, que obriga cartórios e tribunais a disponibilizarem integralmente na internet as decisões e despachos, está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, em caráter conclusivo. De autoria do deputado Pedro Novais (PMDB-MA), ele modifica a Lei de Acesso à Informação (12.527/11) e exclui os documentos restritos por segredo de justiça.

Novais defende a informatização de tribunais e cartórios, mas reforça o encarecimento de documentos hoje publicados online porque isso só acontece com aqueles que possuem a certificação digital. Ele vê o processo como uma limitação do acesso às informações, que deveriam ser públicas.

O deputado acredita que as informações devam estar disponíveis ao público sem essa restrição. “Trata-se de um retrocesso, que impede o acesso da maior parte da população e até de pequenos advogados, que não podem arcar com tal ônus, ao teor de decisões judiciais públicas, que não deveriam ser restritas”, afirma. Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.