Lançado em julho de 2011, o Taximov, sistema de solicitação de táxi por telefone, deverá encerrar o ano com 5 mil passageiros cadastrados e 15 mil corridas de táxi realizadas. Com atuação concentrada na região metropolitana de São Paulo, o serviço, que localiza o táxi mais próximo do cliente em um raio de até sete quilômetros, já conta com mais de 2600 passageiros e mais de 200 taxistas cadastrados.
"Até dezembro deste ano, estimamos que o serviço já esteja implantado no Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília, iniciando a sequência de expansão para as cidades que serão sedes da Copa do Mundo da FIFA em 2014", diz explica Nathan de Vasconcelos Ribeiro, diretor executivo da E-flows, empresa que desenvolveu a plataforma.
Entre as armas usadas nessa estratégia, a empresa destaca o boleto eletrônico, ou e-voucher. Trata-se de tecnologia que dispensa o uso de dinheiro, cartão ou papel. O sistema gera um número que é associado à conta do cliente e, ao final do percurso, o taxista só precisa digitar o valor da corrida.
"O e-voucher é uma solução eficiente tanto para a empresa contratante, que tem neste sistema um facilitador de processos e uma fonte segura para armazenar os dados de suas despesas, como para o taxista, que sabe o quanto receberá pela corrida e não precisa circular pela cidade com dinheiro no carro, além de não precisar se preocupar em entregar o boleto na cooperativa ou rádio-táxi para poder receber a corrida", explica Ribeiro.