Departamento de Comércio dos EUA e Google assinam acordo de P&D para desenvolvimento de chips para pesquisadores e startups de tecnologia

0

O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia do Departamento de Comércio dos EUA (NIST) assinou um acordo cooperativo de pesquisa e desenvolvimento com o Google para desenvolver e produzir chips que os pesquisadores podem usar para desenvolver novos dispositivos de nanotecnologia e semicondutores.  

Os chips serão fabricados pela  SkyWater Technology  em Bloomington, Minnesota. O Google pagará o custo inicial de configuração da produção e subsidiará a primeira produção. O NIST, com parceiros de pesquisa da universidade, projetará os circuitos para os chips. Os designs dos circuitos serão de código aberto, permitindo que pesquisadores acadêmicos e de pequenas empresas usem os chips sem restrições ou taxas de licenciamento. 

Grandes empresas que projetam e fabricam semicondutores geralmente têm acesso imediato a esses tipos de chips. Mas o custo pode chegar a centenas de milhares de dólares, apresentando um grande obstáculo à inovação por pesquisadores de universidades e startups. Ao aumentar a produção para obter economias de escala e ao implementar uma estrutura legal que elimine as taxas de licenciamento, espera-se que a colaboração reduza drasticamente o custo desses chips. 

"Ao criar um novo e acessível suprimento doméstico de chips para pesquisa e desenvolvimento, esta colaboração visa liberar o potencial inovador de pesquisadores e startups em todo o país", disse a subsecretária de Comércio para Padrões e Tecnologia e diretora do NIST, Laurie E. Locascio. Essa colaboração foi planejada antes da recente aprovação da  Lei CHIPS , mas, disse Locascio, "este é um ótimo exemplo de como o governo, a indústria e os pesquisadores acadêmicos podem trabalhar juntos para aumentar a liderança dos EUA nesta indústria extremamente importante". 

A colaboração NIST/Google disponibilizará um chip de camada inferior com estruturas especializadas para medir e testar o desempenho dos componentes colocados sobre ele, incluindo novos tipos de dispositivos de memória, nanosensores, bioeletrônica e dispositivos avançados necessários para inteligência artificial e quântica. Informática. 

O NIST prevê projetar até 40 chips diferentes otimizados para diferentes aplicações. Como os designs dos chips serão de código aberto, os pesquisadores poderão buscar novas ideias sem restrições e compartilhar dados e designs de dispositivos livremente. 

"O Google tem uma longa história de liderança em código aberto", disse Will Grannis, CEO do  Google Public Sector, também democratiza a inovação em nanotecnologia e pesquisa de semicondutores." 

A fundição SkyWater produzirá os chips na forma de discos de silício padronizado de 200 milímetros, chamados wafers, que universidades e outros compradores podem cortar em milhares de chips individuais em suas próprias instalações de processamento. 

O wafer de 200 mm é um formato padrão da indústria compatível com os robôs de fabricação na maioria das fundições de semicondutores. Dar aos pesquisadores acesso a chips nesse formato permitirá que eles prototipem projetos e tecnologias emergentes que, se bem-sucedidas, podem ser integradas à produção mais rapidamente, acelerando assim a transferência de tecnologia do laboratório para o mercado. 

Os parceiros de pesquisa que contribuem para os designs dos chips incluem a Universidade de Michigan, a Universidade de Maryland, a Universidade George Washington, a Universidade Brown e a Universidade Carnegie Mellon. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.