A crise financeira mundial esta impactando o mercado de TI e trará como reflexo uma redução dos investimentos. Assim, o Gartner eviu para baixo as suas projeções de gastos em TI em 2009, que deverão crescer apenas 2,3%, ante projeção iicial de 5,8%, ou seja, uma redução de cerca de 60%.
Além disso, a empresa de pesquisas apontou que os efeitos dos acontecimentos das duas últimas semanas se refletirão nos resultados das empresas durante o quarto trimestre do ano, sem, no entanto, alterá-los substancialmente.
Com isso, o Gartner aponta que este cenário de crise atual tende a apresentar efeitos menos impactantes do os ocorridos durante a época da bolha da internet, em 2001.
"As economias desenvolvidas, especialmente os Estados Unidos e a Europa Ocidental, serão os mais afetadas, mas as regiões emergentes não estarão imunes. A Europa irá experimentar um crescimento negativo em 2009, já nos Estados Unidos e o Japão estes serão nivelados", afirmou Peter Søndergaard, Vice-presidente sênior do Gartner e chefe global de pesquisas.