Absorver custos do aumento do dólar, não repassá-lo em totalidade para o preço final e buscar um aumento do mercado de virtualização dentro da empresa são as principais medidas que Wagner Tadeu, que substitui a partir da última sexta-feira,10, Sérgio Basílio como presidente da Symantec para o Brasil, segue adotando no início de sua gestão na empresa.
Segundo o executivo, a crise vai, em algum momento,atingir todas as empresas, e para não perder vendas e nem participação no mercado, ele apontou que a Symantec está absorvendo cerca de 10% do aumento do dólar para não repassar toda a evolução da moeda americana ao preço final, que mesmo assim já está 10% superior para canais de venda e distribuidores. No total, o executivo disse que os preços subiram entre 15% a 20%.
"Tivemos de fazer alguns ajustes nas tabelas, que são em dólar, e assumimos alguns impactos do aumento do dólar para segurarmos os preços e mantermos bons índices de venda. Foi uma saída para não deixar a crise impactar nossos resultados", afirmou Tadeu, ressaltando que a idéia da empresa é rever a tabela a cada quinze dias.
A meta do novo presidente da Symantec é manter o crescimento da empresa em dois dígitos, e para isso afirma que trabalhará para posicionar a Symantec no mercado de virtualização, tanto em servidores como em desktops.
"A idéia é que todo o ciclo de virtualização represente cerca de 30% do resultado total em 2010", revelou Tadeu. Além disso, ele aposta no mercado de gerenciamento de segurança para elevar os resultados da companhia nos próximos anos. "Esse mercado está em grande evolução aqui no Brasil e a tendência é que a demanda seja grande, já que o mercado está mais aberto a esse tipo de solução e está em busca de terceirizar esses serviços com empresas que têm o know hall no assunto", observou.
No Brasil, os resultados da Symantec são dividos em 40% para a parte de segurança, outros 40% para a parte de disponibilidade, com a área de consultoria respondendo pelos 20% restantes. "Também prevemos um avanço acelerado em consultoria, que é um segmento muito forte aqui no Brasil", disse Tadeu.
O crescimento da área de consultoria dentro da empresa, se deve em grande parte pala grande procura do SaaS da Symantec. "Todo a nossa oferta de SaaS passa pela parte de consultoria e facilita o avanço dos resultados desse segmento", analisou Tadeu, ressaltando que o mercado brasileiro como um todo, "está muito amplo e cheio de oportunidades, e não podemos nos queixar".
O executivo comentou que, por enquanto, manterá o atual modelo de negócios e a estratégia traçada para este ano fiscal, que termina em março de 2009. "Em time que está ganhando não se mexe. Mas, após fecharmos o nosso ano fiscal, poderemos estudar alguma mudança de estratégia", conclui.