Prefeitura do Rio usará inteligência artificial para planejar retomada das atividades presenciais

0
18

A prefeitura do Rio de Janeiro vai utilizar os recursos de inteligência artificial para planejar a retomada das atividades em suas instalações com mais segurança durante pandemia. O KeyApp, desenvolvido pela startup CyberLabs, será utilizado para controlar o acesso de funcionários e visitantes sem contato físico ao Centro de Operações Rio (COR), prédio que funciona como um quartel-general de integração das operações urbanas no município. Equipada com um módulo de gestão do risco Covid, a ferramenta consegue calcular a probabilidade de uma pessoa estar ou não contaminada, auxiliando a elaboração de um protocolo de reabertura. A CyberLabs oferece o serviço gratuitamente a entidades públicas como meio para democratizar o acesso à Inteligência Artificial por todas as camadas da população.

O KeyApp já vem sendo utilizado em fase de testes desde o início do mês de agosto no complexo do COR, que reúne cerca de 30 órgãos entre secretarias e concessionárias de serviços públicos. Um terminal digital equipado com um tablet foi instalado na recepção do prédio para automatizar o controle de entrada e saída. Para acessá-lo, o usuário baixa um aplicativo gratuito em seu smartphone, pelo qual faz o cadastro, fornecendo dados pessoais e escaneando o próprio rosto. Uma vez cadastrado, o visitante pode acessar o centro de operações via reconhecimento facial, sem a necessidade de manter contato físico e respeitando as recomendações de distanciamento social. Para manter um controle ainda mais exato da circulação de pessoas, a administração pode configurar a validade dos acessos por número de usos ou data de expiração.

A entrada de uma pessoa no COR também estará condicionada ao preenchimento, dentro do próprio aplicativo, de um formulário com perguntas para identificar se o usuário apresentou sintomas de contaminação nas últimas horas, se manteve contato com suspeitos ou se esteve no mesmo ambiente com alguém que tenha sido contaminado. Ao respondê-lo, o funcionário ou visitante recebe em poucos segundos, via sms, uma mensagem de texto informando uma porcentagem de risco Covid.

O terminal instalado na recepção do COR também possui câmera térmica para medir a temperatura no momento da entrada no prédio. 

Deixe seu comentário