Prefeitura do Rio usará inteligência artificial para planejar retomada das atividades presenciais

0

A prefeitura do Rio de Janeiro vai utilizar os recursos de inteligência artificial para planejar a retomada das atividades em suas instalações com mais segurança durante pandemia. O KeyApp, desenvolvido pela startup CyberLabs, será utilizado para controlar o acesso de funcionários e visitantes sem contato físico ao Centro de Operações Rio (COR), prédio que funciona como um quartel-general de integração das operações urbanas no município. Equipada com um módulo de gestão do risco Covid, a ferramenta consegue calcular a probabilidade de uma pessoa estar ou não contaminada, auxiliando a elaboração de um protocolo de reabertura. A CyberLabs oferece o serviço gratuitamente a entidades públicas como meio para democratizar o acesso à Inteligência Artificial por todas as camadas da população.

O KeyApp já vem sendo utilizado em fase de testes desde o início do mês de agosto no complexo do COR, que reúne cerca de 30 órgãos entre secretarias e concessionárias de serviços públicos. Um terminal digital equipado com um tablet foi instalado na recepção do prédio para automatizar o controle de entrada e saída. Para acessá-lo, o usuário baixa um aplicativo gratuito em seu smartphone, pelo qual faz o cadastro, fornecendo dados pessoais e escaneando o próprio rosto. Uma vez cadastrado, o visitante pode acessar o centro de operações via reconhecimento facial, sem a necessidade de manter contato físico e respeitando as recomendações de distanciamento social. Para manter um controle ainda mais exato da circulação de pessoas, a administração pode configurar a validade dos acessos por número de usos ou data de expiração.

A entrada de uma pessoa no COR também estará condicionada ao preenchimento, dentro do próprio aplicativo, de um formulário com perguntas para identificar se o usuário apresentou sintomas de contaminação nas últimas horas, se manteve contato com suspeitos ou se esteve no mesmo ambiente com alguém que tenha sido contaminado. Ao respondê-lo, o funcionário ou visitante recebe em poucos segundos, via sms, uma mensagem de texto informando uma porcentagem de risco Covid.

O terminal instalado na recepção do COR também possui câmera térmica para medir a temperatura no momento da entrada no prédio. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.