A partir de 2022, cerca de 200 mil estudantes peruanos terão internet disponível em seus estabelecimentos de ensino. A possibilidade será oferecida pela integradora de telecomunicações e serviços em nuvem Sencinet, empresa que acaba de ser declarada vencedora do processo licitatório aberto pelo Ministério da Educação, referente ao Programa Educação Básica para Todos (MINEDU / 26).
O resultado, anunciado no dia 7 de outubro, estabelece um valor de aproximadamente US$ 16 milhões (78 milhões de soles) para a Sencinet instalar e manter equipamentos como antenas VSAT em 1.303 escolas em áreas de difícil acesso por três anos em território peruano para conexão, via satélites nas bandas Ku e Ka. Para ganhar o contrato, a Sencinet superou as propostas de empresas como Telespazio, Lumen (CenturyLink) e Americatel com a Axess.
O diretor executivo de vendas e marketing da Sencinet, Jayme Ribeiro, explica que além das antenas, a Sencinet vai instalar no-breaks nas escolas e equipamentos para fornecer wi-fi em todas as localidades. "A execução deste tipo de operação é uma das características mais marcantes da Sencinet. Ao longo da história da empresa, desenvolvemos inúmeros projetos semelhantes em países como Brasil e Colômbia, trazendo conexões de qualidade a regiões remotas da floresta amazônica que só podem ser alcançadas de barco ", afirma.
"Nestes tipos de projetos conseguimos aliar a satisfação da responsabilidade social, contribuindo para aumentar a qualidade da educação de jovens e adolescentes com os objetivos comerciais da empresa, demonstrando todo o potencial dos nossos serviços verticais por satélite", completa.
A Sencinet foi fundada como resultado da aquisição das operações nacionais latino-americanas da BT (British Telecommunications) pelo CIH Group, uma empresa global de private equity sediada em Washington D.C. e Cingapura.
A Country Manager da Sencinet para os países da região andina, Eliana Naranjo, afirma que o triunfo da empresa no concurso do projeto MINEDU / 26 marca o início de um período de forte expansão da empresa no Peru. "Estamos estruturando um processo abrangente de construção de parcerias com provedores regionais de Internet (ISPs) para expandir a distribuição de nossos produtos. Temos planos de ampliar significativamente a nossa presença no país no curto e médio prazo, com serviços de satélite, SD-WAN, Internet e segurança de rede ", afirma.