Convergência entre serviços de TV, banda larga e celular já é uma estratégia comum e seguida por muitas operadoras de telecomunicações. Mas a maior operadora de telecomunicações da Índia, a Bharti Airtel, adicionou mais um elemento a essa estratégia: o cinema. A operadora deve lançar, nos próximos meses, a sua "quarta tela" de distribuição de conteúdos. Serão salas de cinema e telas digitais instaladas em locais estratégicos que complementarão a distribuição de conteúdo no celular, na banda larga e na operadora de DTH do grupo. A Airtel aposta no gigantesco mercado indiano de cinema, que hoje é a principal opção de entretenimento do país. Segundo Manoj Kohli, CEO do grupo Bharti, que fez a palestra de enceramento do Accenture Global Convergence Forum, realizado esta semana em Nova Deli, Índia, essa estratégia serve para assegurar que a distribuição de conteúdos de forma ubíqua em todas as telas. "A primeira tela de LCD de muitos indianos é a tela do celular. Queremos usar essa tela para levar entretenimento e depois conquistar esse cliente para o serviço de banda larga, para nossa operação de TV paga e, por fim, para garantir que as pessoas tenham o conteúdo em cinemas e locais públicos".
A estratégia da Bharti também é uma tentativa de fugir da guerra de preços que está se instalando na Índia em função do grande número de operadoras, sobretudo operadoras móveis. A Airtel tem mais de 110 milhões de clientes móveis e é a maior operadora de celular da Índia. O país tem quase 500 milhões de clientes, mas deverá ter 1 bilhão em 2015, além de 215 milhões de assinantes banda larga em 2014.
A Bharti lançou há menos de um ano sua plataforma de DTH, que já chega a 2 milhões de assinantes e vende 10 mil unidades por dia. "Nossa estratégia para 2010 a 2015 é levar mais entretenimento e mais comércio eletrônico a nossos clientes", explica Manoj Kohli.
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