Considerada uma das principais datas de vendas para o e-commerce brasileiro, o Black Friday, que acontece no dia 29 de novembro, deve faturar cerca de R$ R$ 13,5 bilhões este ano, segundo o levantamento da GFK.
Segundo dados da iGoal, desenvolvedora de ferramentas inteligentes para e-commerce e mídia, o e-mail marketing ainda é uma das melhores soluções para gerar impacto no relacionamento com o cliente e aumentar o ROI para lojas virtuais. Em alguns segmentos, o e-mail marketing pode trazer ainda mais retorno.
"Moda, por exemplo, pode ter taxa de abertura de 8,9% e taxa de clique de 12,3%, chegando a um ROI de 8.1. Eletrônicos podem ter taxa de abertura de 9,1% e taxa de clique de 7,1%, atingindo um ROI de 11.4. Já móveis e decoração podem atingir taxa de abertura de 13,4% e taxa de clique de 7,3% atingindo um ROI de 7.4", explica a CSO da iGoal, Paula Khaled Denneberg. "Todos os segmentos podem ser trabalhados no e-commerce, mas o segredo está na segmentação bem-feita. Desta forma, é possível ter campanhas que gerem mais resultados", completa.
De acordo com a especialista, o e-mail marketing em época de Black Friday é um grande aliado para quem deseja aumentar o ROI, assim como criar uma comunicação mais oportunista e próxima ao cliente. Abaixo, confira 7 dicas para alavancar as vendas no Black Friday
1) Tenha uma base de leads
Campanhas para captação de leads, podem compor uma base de dados que será essencial para direcionar os conteúdos de maneira clara e certeira para os consumidores. Se os leads da sua loja já estão qualificados para estratégias de funil de vendas, a comunicação deve ser pensada para o momento de compra correto do seu cliente.
2) Planeje as promoções e descontos
Nessa época do ano as pessoas esperam receber descontos ou promoções que sejam interessantes para elas. Então, prepare cupons, descontos ou ainda kits de produtos que possam gerar surpresa, assim que o cliente abrir a caixa de entrada do e-mail.
3) Separe os produtos por segmento
Aos serem disparados, os e-mails devem ser assertivos para cada público e segmento, dessa maneira você irá destacar os produtos e ser objetivo no envio do conteúdo. Além disso, o cliente vai perceber a preocupação da marca em enviar o que mais tem a ver com seu interesse de compra.
4) Atente-se ao design do e-mail
Um conteúdo bem distribuído, com informações objetivas e imagens agradáveis são pontos chaves para deter atenção do cliente na abertura do e-mail. Afinal, o propósito do e-mail marketing é gerar atração para que o consumidor seja direcionado ao e-commerce. Preocupe-se em ter a chamada correta e escolher um design de qualidade.
5) Produza bons "call to action"
Um bom título sempre chama atenção, não é? Ao produzir o assunto do e-mail marketing se atente as palavras-chave, para que gere fácil compreensão e melhores conversões nos resultados de abertura do e-mail, por exemplo.
6) Criação de bons conteúdos
Está na dúvida de como organizar as informações para gerar um bom impacto? Produza uma formatação do texto e imagem que faça sentido com o que está sendo transmitido. Utilize uma linguagem clara e fotos com boa qualidade. Lembre-se que a simplicidade pode trazer ótimos resultados. Lembrando que e-mail foi feito para texto, cuidado com o excesso de imagens.
7) Busque por plataformas para melhorar o seu e-commerce
Para datas como essa é indispensável que o e-commerce tenha uma plataforma que suporte demandas de acesso. Além disso, para aumentar e impactar a audiência, a loja pode utilizar gatilhos especiais on site, ou seja, conteúdos como descontos ou promoções que prendam atenção do cliente. Dessa maneira as chances do consumidor permanecer durante mais tempo no site é maior. Além disso, trabalhe o retargert de forma inteligente para que assim, você aumente a performance de suas ações.