Uso da internet em casa cresce no país, mas estanca no geral

0

O uso domiciliar da internet no Brasil aumentou cerca de 10% nos primeiros nove meses de 2005, apesar de ter havido uma estabilização quando considerado o número total de usuários incluindo local de trabalho, escola e pontos de acesso público. Esta é uma das principais conclusões da nova edição do Web Brasil, estudo do Ibope/NetRatings que analisa o uso da internet no Brasil e no mundo com base em indicadores trimestrais de acesso e comportamento dos usuários.

"Cerca de 13,5 milhões de brasileiros utilizaram a rede em suas casas entre julho e setembro, um aumento de 10% sobre o primeiro trimestre do ano. O tempo on-line total também aumentou, passando de 32h03min para 46h53min", segundo o diretor executivo do Ibope Inteligência, Marcelo Coutinho, responsável pelo estudo.

Apesar do crescimento do uso residencial, no terceiro trimestre, o número total de pessoas que utilizaram a web a partir de qualquer ponto de acesso foi de 32,1 milhões, ante 31,8 milhões computados entre janeiro e março. Ou seja, a expansão não chegou a 1%.

Entre as categorias que mais cresceram em número de usuários nos últimos meses estão os sites relacionados com família e estilo de vida. Em termos de tempo de uso, o maior crescimento ocorreu na categoria de viagens e turismo e nos sites de busca. "O crescimento do tempo dos sites de busca está relacionado principalmente com novos serviços, como o Google Earth e similares", afirmou o analista do Ibope.

Categorias de uso popularizadas há mais tempo, como serviços financeiros, também mostram relativa estabilidade. Os usos que mais avançaram em número de usuários estão relacionados a estilo de vida e família. O número dos usuários de sites de beleza e saúde, por exemplo, cresceu 117% entre setembro de 2004 e setembro de 2005. O estudo também compara a evolução do acesso aos segmentos de hospedagem, viagens, companhias aéreas, fabricantes de computadores, fabricantes de automóveis e informações corporativas, entre outros.

No plano internacional, o Web Brasil analisa o uso da internet no domicílio por brasileiros, americanos e espanhóis. "O grande destaque ficou com o aumento do share da categoria jogos on-line nos EUA, que assumiu a liderança com 7,4% do tempo total de uso da rede naquele país, superando inclusive o e-mail com 7,2%. No Brasil não houve modificação na ordem das categorias mais acessadas. A liderança permanece com os sites de comunidades, seguidos por e-mail, portais, busca e bancos", destaca Coutinho.

Além do comparativo por categoria, o Web Brasil também analisa o crescimento da banda larga e traz algumas informações sobre o uso da internet no ambiente de trabalho, obtidas através de levantamento telefônico. "Cerca de 25% das pessoas que acessam a rede no local de trabalho navegam mais de uma hora por dia, sendo que suas principais atividades declaradas mesclam a busca de informações sobre o setor de atuação da empresa, notícias e serviços como e-mail pessoal e e-banking", finaliza o diretor do Ibope Inteligência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.