O uso domiciliar da internet no Brasil aumentou cerca de 10% nos primeiros nove meses de 2005, apesar de ter havido uma estabilização quando considerado o número total de usuários incluindo local de trabalho, escola e pontos de acesso público. Esta é uma das principais conclusões da nova edição do Web Brasil, estudo do Ibope/NetRatings que analisa o uso da internet no Brasil e no mundo com base em indicadores trimestrais de acesso e comportamento dos usuários.
"Cerca de 13,5 milhões de brasileiros utilizaram a rede em suas casas entre julho e setembro, um aumento de 10% sobre o primeiro trimestre do ano. O tempo on-line total também aumentou, passando de 32h03min para 46h53min", segundo o diretor executivo do Ibope Inteligência, Marcelo Coutinho, responsável pelo estudo.
Apesar do crescimento do uso residencial, no terceiro trimestre, o número total de pessoas que utilizaram a web a partir de qualquer ponto de acesso foi de 32,1 milhões, ante 31,8 milhões computados entre janeiro e março. Ou seja, a expansão não chegou a 1%.
Entre as categorias que mais cresceram em número de usuários nos últimos meses estão os sites relacionados com família e estilo de vida. Em termos de tempo de uso, o maior crescimento ocorreu na categoria de viagens e turismo e nos sites de busca. "O crescimento do tempo dos sites de busca está relacionado principalmente com novos serviços, como o Google Earth e similares", afirmou o analista do Ibope.
Categorias de uso popularizadas há mais tempo, como serviços financeiros, também mostram relativa estabilidade. Os usos que mais avançaram em número de usuários estão relacionados a estilo de vida e família. O número dos usuários de sites de beleza e saúde, por exemplo, cresceu 117% entre setembro de 2004 e setembro de 2005. O estudo também compara a evolução do acesso aos segmentos de hospedagem, viagens, companhias aéreas, fabricantes de computadores, fabricantes de automóveis e informações corporativas, entre outros.
No plano internacional, o Web Brasil analisa o uso da internet no domicílio por brasileiros, americanos e espanhóis. "O grande destaque ficou com o aumento do share da categoria jogos on-line nos EUA, que assumiu a liderança com 7,4% do tempo total de uso da rede naquele país, superando inclusive o e-mail com 7,2%. No Brasil não houve modificação na ordem das categorias mais acessadas. A liderança permanece com os sites de comunidades, seguidos por e-mail, portais, busca e bancos", destaca Coutinho.
Além do comparativo por categoria, o Web Brasil também analisa o crescimento da banda larga e traz algumas informações sobre o uso da internet no ambiente de trabalho, obtidas através de levantamento telefônico. "Cerca de 25% das pessoas que acessam a rede no local de trabalho navegam mais de uma hora por dia, sendo que suas principais atividades declaradas mesclam a busca de informações sobre o setor de atuação da empresa, notícias e serviços como e-mail pessoal e e-banking", finaliza o diretor do Ibope Inteligência.