Trabalhadores de TI querem reajuste salarial de 11% em 2012

0

Com data-base para reajuste salarial da categoria em 1º janeiro, o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação (Sindpd) definiu, em assembleia realizada neste fim de semana, as estratégias e a pauta de reivindicações dos trabalhadores de tecnologia da informação no estado de São Paulo. No total foram realizadas, em todo o estado, 11 rodadas de discussão em que foram aprovados os termos para a negociação com o sindicato patronal na campanha salarial do próximo ano. Ao todo foram feitas 19 alterações nas cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho, documento que define os direitos e deveres da categoria.

Para 2012, os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 11%, implantação de novos pisos, além de consolidar os direitos adquiridos este ano na campanha salarial, como a participação nos lucros e resultados (PLR) e o vale refeição (VR). A preocupação de já definir o percentual de reposição salarial se deve ao fato de que neste ano o aumento ter ido a dissídio no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O exame do TRT decorreu do fracasso nas negociações com o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo (Seprosp).

Os trabalhadores reivindicavam reajuste salarial de 13,4% – índice no qual estavam incluídos o percentual de elevação do PIB mais a inflação do período –, o que foi rejeitado pelas empresas do setor. O TRT fixou em 7,5% o índice de reajuste salarial dos empregados, mas o Seprosp recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) contra inclusão nas cláusulas sociais do PLR e o VR definidas no dissídio pelo TRT, pontos que ainda estão pendentes, já que houve o pedido de efeito suspensivo até que o TST julgue a questão. Caso o tribunal decida pela manutenção, as empresas do setor terão de pagar o vale refeição com valor retroativo a 1º de janeiro de 2011.

"Vamos para a mesa de negociação com esses objetivos. Queremos consolidar os direitos e aumentar os benefícios. Este ano estamos mais fortes, unidos e consolidados", afirma Antonio Neto, presidente do Sindpd. Ele observa que o mercado de TI vive um bom momento, com índices de crescimento com mais de dois dígitos. Segundo a consultoria IDC, o segmento expandiu 13% em 2011. Para a Brasscom, a porcentagem chega a 15%. "Os funcionários das empresas de TI conhecem esses números e querem ser valorizados pelas companhias nas quais trabalham. O mercado está aquecido e os trabalhadores vão para a mesa de negociação fortalecidos", avalia Neto.

Mas as negociações não devem ser nada fáceis. Neste ano, o Seprosp fez uma proposta inicial de reajuste de 5,9%, muito abaixo, inclusive, do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano passado, que ficou em 6,4%, calculado pelo IBGE, e que é usado como parâmetro para reajustar salários em negociações trabalhistas. Em fevereiro, o sindicato patronal chegou até a aumentar a proposta para 6,47%, mas que ficou, novamente, bem abaixo da reivindicação do Sindpd.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.