Como o analytics pode ajudar a alavancar o Big Data?

0

Combinado às mídias sociais, cloud e mobilidade, o tema Big Data tem sido objeto de grande discussão no mundo da tecnologia. É comum, por exemplo, quando se trabalha neste segmento, ouvir perguntas como: Você sabe fazer ou faz Big Data?

Desde o seu surgimento em 2011, muito se fala sobre essa tecnologia, caracterizada pelo grande volume, variedade e velocidade de dados, porém ainda se faz necessário uma compreensão real de como utilizá-la. Rapidamente o Big Data foi ganhando notoriedade no mercado porém, em um par de anos, em 2013 mais precisamente, o interesse em torno desta nova tecnologia começou a enfrentar uma curva descendente. Tanto que em 2016, de acordo com o Gartner, os investimentos em Big Data diminuíram cerca de 25% em relação ao no anterior. Isso ocorreu e vem ocorrendo por que muitas empresas não conseguem enxergar o ROI desta solução. Mas, o que deu errado? Porque o Big Data não decolou como o esperado? Será que essa tecnologia por si só se basta?

Outro dia mesmo, lendo um artigo em uma revista especializada, vi uma informação que me chamou muito a atenção. Um executivo que acabava de assumir posição de destaque em uma grande empresa, quando questionado a respeito de seus planos, respondeu que sua estratégia seria investir em Big Data. Fique intrigado com o que ele quis dizer com isso. E, também, pude perceber que a maioria das pessoas tem a crença de que o Big Data é, na verdade, a solução de todos os seus problemas. E não é bem assim.

Estou há mais de 20 anos no mercado de BI e tenho percebido uma forte tendência em cometermos sempre os mesmos erros do passado.  Em minha visão, o que acontece com o Big Data hoje é algo semelhante ao que ocorreu com seu primo mais distante, o Data warehouse (DW). Que embora esteja aquém do Big Data do ponto de vista tecnológico e de performance, também visa a construção de uma base de dados com informações detalhadas. Se voltarmos lá atrás, quando se começou a falar de DW, ele também era considerado o salvador, mas cinco anos depois de seu surgimento, já havia se transformado em uma palavra proibida, pois muito se investiu e poucos resultados foram vistos. Isso tudo tem explicação no fato de que a tecnologia não existe por si só e não pode ser responsabilizada pela resolução ou não de todos os problemas.

E é para evitar que a história se repita que devemos voltar à atenção ao que foi dito pelo Gartner: o Big Data precisa ter aplicação no dia a dia e de maneira nenhuma pode ser pensado como um esforço exclusivo.  Não estamos falando da estratégia em si, mas sim da ferramenta para ajudar a traçar o plano de negócios.

Em resumo, não basta investir em Big Data, é preciso ter um propósito e uma estratégia de negócios bem definidos. A informação por si só não é válida, se não for possível acessá-la de maneira aderente à sua necessidade e extraindo o real valor que ela traz para o negócio.  E é aí que entra a plataforma analítica, que viabiliza o acesso ao Big Data e coloca inteligência nesse processo, em tempo real, permitindo ao usuário tirar o máximo proveito desses dados.  Graças a sua habilidade de utilizar os dados, análises e raciocínio sistemático, o analytics conduz a uma tomada de decisão mais eficiente e inteligente. Independente do segmento, transformar dados em informações valiosas é parte crucial do processo de gestão. Sem dúvida nenhuma essa combinação ajuda a tornar os investimentos muito mais assertivos e a alavancar todo o potencial desse gigantesco volume de informações.

Flavio Bolieiro, vice presidente América Latina da MicroStrategy.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.